Estudos apontam que o açafrão pode ser tão eficaz quanto alguns antidepressivos, sem prejudicar a vida sexual. Além de auxiliar no humor e na memória, a especiaria também contribui para perda de peso, controle da glicose e redução de sintomas da TPM.
Segundo o especialista, estudos indicam que 30 miligramas de açafrão podem ser tão eficazes quanto alguns antidepressivos. Diferente dos ISRSs (inibidores seletivos da recaptação de serotonina), que podem afetar negativamente a vida sexual, o açafrão teria o efeito oposto. “Como psiquiatra, não quero arruinar a vida amorosa dos meus pacientes. O açafrão aumenta a função sexual”, afirmou Amen.
Pesquisas recentes reforçam os benefícios da especiaria. Um estudo publicado pela Reviews in Clinical Medicine associou o consumo de açafrão à redução dos sintomas da síndrome pré-menstrual (TPM). Já outro trabalho, divulgado pela Cambridge University Press, destacou o papel da especiaria no alívio da depressão. Além disso, a combinação de suplementos como zinco e curcumina com antidepressivos mostrou melhora nos sintomas da doença. “Açafrão, zinco e curcumina formam uma ótima combinação”, aconselhou o psiquiatra.
Outros benefícios do açafrão
Auxílio na perda de peso: estudos relacionam a curcumina à redução do IMC e à queima de gordura.
Melhora do humor: a ação anti-inflamatória da curcumina pode contribuir para reduzir sintomas depressivos.
Controle da glicose: pesquisas sugerem que o açafrão pode atuar como agente hipoglicêmico, ajudando pessoas com diabetes tipo 2.
Como identificar um açafrão de qualidade
De acordo com o Informe Brasil, há um teste simples: basta aquecer um copo de água e adicionar uma colher de sopa de açafrão em pó sem mexer. Se o pó permanecer concentrado no fundo, significa que o produto é de boa qualidade.
O crescente número de estudos reforça que o açafrão pode ser mais do que um tempero: um aliado natural da saúde mental, física e da qualidade de vida.
VIA… NOTÍCIAS AO MINUTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.
Muito obrigado, Infonavweb!