googlefc.controlledMessagingFunction

Páginas

terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

Alerta máximo do Inmet indica risco sério com onda de calor no Sul

Aviso de nível máximo vale até sexta-feira e atinge mais de 500 municípios do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. Temperaturas podem ficar ao menos 5 °C acima da média por vários dias, caracterizando situação de grande perigo, segundo o Inmet

©Pixabay/Myriams-Fotos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para uma onda de calor que deve atingir centenas de municípios da região Sul a partir de terça-feira, dia 3. O aviso representa o nível máximo de severidade adotado pelo órgão e indica situação de grande perigo.

De acordo com a classificação, a onda de calor é caracterizada por temperaturas pelo menos 5 °C acima da média por um período mínimo de cinco dias consecutivos, conforme definição da Organização Meteorológica Mundial. Neste episódio, o Inmet alerta que as temperaturas podem permanecer muito acima do esperado para a época do ano por mais de cinco dias.

O alerta vale até sexta-feira, dia 6, e alcança mais de 500 municípios do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. As áreas mais impactadas incluem o oeste e o norte catarinense; o sudoeste, noroeste, nordeste e a região central do Rio Grande do Sul; além do sudoeste, centro e sudeste do Paraná.

Previsão para fevereiro

O Inmet também divulgou a previsão climática para fevereiro. A expectativa é de chuvas acima da média nas regiões Norte e Sudeste do país. Em contrapartida, o Sul e o Centro-Oeste devem registrar volumes de precipitação abaixo do normal.

As temperaturas tendem a permanecer elevadas em grande parte do Brasil. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, por exemplo, a previsão indica marcas de até 1 °C acima da média histórica para o período.

VIA… NOTÍCIAS AO MINUTO   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo