Sebastian, de 12 anos, morreu, na semana passada, depois de ter feito um desafio das redes sociais, conhecido como 'blackout challenge'. O incidente foi denunciado numa página no 'GoFundMe', que está angariando dinheiro para ajudar os pais do menino.
![]() |
© Pixabay |
"A polícia foi chamada pelos bombeiros para um endereço em Manor Grove, Castleford, às 18h06 no horário local, após relatos de preocupação com a segurança de uma criança", revelaram as autoridades em comunicado, citado pelo jornal local Yorkshire Live.
As autoridades se deslocaram até o local e, em seguida, o menino foi levado ao hospital, onde mais tarde sua morte foi confirmada. "Estão em curso investigações para determinar exatamente o que aconteceu", acrescentou a polícia de Yorkshire West, que também destacou que "o incidente não está sendo tratado como suspeito".
Após a morte do menino, chamado Sebastian, foi criada uma página no 'GoFundMe', onde se pode ler: "Um desafio perigoso na internet tirou a sua vida". "Sebastian morreu por causa de um desafio online", escreveu a organizadora da campanha, Agnieszka Czerniejewska, explicando que o desafio em questão é o "desafio do apagão".
Agnieszka revelou ainda que os pais de Sebastian "deram-lhe todo o amor e carinho do mundo, mas aquele momento online mudou tudo". Ela também descreveu o menino como "cheio de sonhos, paixões e um talento incrível. Aprendeu sozinho a tocar guitarra e teclado e adorava desenhar. Era sorridente, gentil e cheio de alegria - todos os que se cruzaram com ele foram tocados pelo seu espírito gentil".
A página no 'GoFundMe' foi criada para ajudar os pais de Sebastian a arrecadar fundos para as despesas do funeral, apoio psicológico e custos diários que se tornaram avassaladores. A campanha busca amparar a família durante esse momento de dor.
O que é o 'blackout challenge'?
De acordo com o site Healthline, o 'blackout challenge', também conhecido como "choking challenge", é uma "tendência viral e perigosa" que começou a ser compartilhada em plataformas de redes sociais, como o TikTok. O jogo encoraja os internautas a se asfixiarem até perderem a consciência, sendo "extremamente perigoso". A prática é associada a uma sensação de euforia, mas pode resultar em danos cerebrais irreversíveis e morte.
Especialistas alertam que a asfixia é muito perigosa porque, ao privar o cérebro de oxigênio, a pessoa perde a consciência rapidamente e não há como reverter a situação sem intervenção imediata.
O caso de Sebastian se soma a outros relatos trágicos envolvendo o mesmo desafio. Em 2022, os pais de quatro adolescentes britânicos processaram o TikTok, alegando que o 'blackout challenge' foi responsável pelas mortes de seus filhos. Entre as vítimas estavam Isaac Kenevan, de 13 anos, Archie Battersbee, de 12, Julian Sweeney, de 14, e Maria Walsh, de 13.
Essa tendência acompanha outros desafios perigosos que ganharam popularidade nas redes sociais nos últimos anos, como o 'Tide Pod Challenge', no qual jovens mastigavam cápsulas de detergente, resultando em lesões graves, e o mortal 'Jogo da Baleia', que levou centenas de crianças à morte em 2016. Autoridades e especialistas seguem alertando sobre os riscos desses desafios online.
VIA… NOTÍCIAS AO MINUTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.
Muito obrigado, Infonavweb!