googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

terça-feira, 10 de maio de 2016

Empresa cria a primeira Ferrari totalmente movida a eletricidade [vídeo].



Com a popularidade dos veículos elétricos, até mesmo empresas de carros de luxo, como BMW e Porsche, passaram a demonstrar interesse nessa tecnologia. A Ferrari, por outro lado, permanece terminantemente oposta a possibilidade de abraçar bólidos movidos a eletricidade – o presidente da empresa, Sergio Marchionne, chegou a falar que um automóvel da fabricante sem um motor de combustão seria “um conceito quase obsceno” que jamais será contemplado.
No entanto, o fato da companhia não entrar na onda não significa que o sonho de vermos uma Ferrari elétrica nunca será uma realidade. O time de uma firma chamada Electric GT recentemente encontrou uma Ferrari 308 GTS de 1978 que havia sido considerada perda total após pegar fogo e estava destinada a ir para o ferro-velho. Aproveitando a oportunidade, a equipe resgatou o veículo sucateado e pôs as mãos na massa.

Supermáquina elétrica

“Por obra do destino, a estrutura tubular, design central de corrida e construção da 308 GTS são ideais para lidar com a força e o torque seriamente aumentados da conversão para um drive elétrico”, explicou a Electric GT em seu site. Jogando fora o motor V8 original da Ferrari, o time equipou o carro com três motores elétricos que seriam capazes de gerar 447 metros-Newton de torque, 275 cavalos de potência elétrica e o equivalente a 415 cavalos de potência de gasolina.
Enviando energia para esses motores estão 48 células de bateria de íons de lítio com 180 amperes-hora cada, somando-se para chegar a 28,5 kWh de capacidade e 158 volts. Com essa quantidade de força, o veículo de 1.519 kg – 45 kg a mais do que a versão original – consegue rodar entre 128 e 161 km antes de precisar parar para recarregar.

Ferrari 308 GTS antes e depois da recuperação feita pela equipe da Electric GT
Para atingir o torque desejado com segurança, a empresa usou também uma caixa de câmbio Porsche G50 de 5 velocidades. O resultado final foi a criação da Ferrari mais silenciosa e menos poluente do mundo, que pode ser vista em ação no vídeo no começo deste texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo