googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

As 5 maiores revelações da astronomia em 2016

Da observação de ondas gravitacionais até a descoberta de um planeta habitável, confira as maiores revelações deste ano

© Pixabay
O ano de 2016 foi marcado por grandes descobertas no campo da astronomia. A descoberta de um planeta potencialmente habitável e um achado que previsto na relatividade de Einstein foram alguns dos destaques deste ano.

Confira o ranking organizado pelo blog Mensageiro Sideral, da Folha de S. Paulo, com as cinco maiores descobertas deste ano, tanto fora, quanto dentro do Sistema Solar.
1 - Ondas gravitacionais
A maior revelação do ano na astronomia ocorreu em fevereiro. A primeira detecção de ondas gravitacionais foi anunciada por físicos nos Estados Unidos, que observaram dois buracos negros colidiram a bilhões de anos-luz daqui. O evento gerou distorções no espaço-tempo, tal como a teoria da relatividade de Einstein previa.
2 - Nossa próxima casa?
Astrônomos comunicaram, em agosto, a descoberta de um planeta potencialmente habitável ao redor da Proxima Centauri, estrela vizinha que está mais perto do Sistema Solar.
3 - Juno
Ainda de acordo com o blog, a sonda americana Juno se estabelecer na órbita de Júpiter em julho deste ano. Os dispositivo foi o segundo na história da astronomia a realizar o feito e seu objetivo é descobrir a composição do planeta gigante.
4 - Planeta 9
Dois astrônomos do Caltech, nos EUA, apresentaram cálculos para comprovar a existência de um nono planeta, além de Netuno, a orbitar o Sol.
5 - Satélite Gaia
A equipe do satélite europeu divulgou em 2016 o primeiro catálogo de seu censo estelar. Nele, estão incluídos 1 bilhão de estrelas da Via Láctea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo