Ali Shadmani era o conselheiro mais próximo de Ali Khamenei e morreu no 5º dia do conflito, que já deixou mais de 220 mortos no Irã
![]() |
©Pixabay |
A informação foi divulgada em uma publicação nas redes sociais pelo porta-voz militar israelense Avichay Adraee. "A Força Aérea atacou um centro de comando altamente equipado no coração de Teerã e eliminou Ali Shadmani, o comandante de mais alta patente do regime iraniano e figura de maior proximidade com o aiatolá Khamenei", afirmou.
Ainda de acordo com o comunicado oficial, a operação foi baseada em “informações de inteligência precisas” e executada “no momento exato em que surgiu a oportunidade”, nas primeiras horas da manhã. Esta é a segunda vez que Israel afirma ter eliminado o chefe do Estado-Maior iraniano, o que sugere que o anúncio anterior pode ter sido prematuro ou contestado.
O governo iraniano ainda não confirmou oficialmente a morte de Shadmani.
#عاجل 🔻جيش الدفاع قضى للمرة الثانية على رئيس أركان الحرب في ايران وأرفع قائد عسكري للنظام الايراني
— افيخاي ادرعي (@AvichayAdraee) June 17, 2025
🔻في اعقاب معلومات استخبارية دقيقة وانتهاز فرضة عاجلة خلال ساعات اللي الماس هاجمت طائرات حربية لسلاح الجو مقر قيادة مؤهل في قلب طهران وقضت على المدعو علي شادماني رئيس أركان الحرب…
O ataque ocorre em meio ao quinto dia do conflito armado entre Israel e Irã, que já resultou em mais de 220 mortos no lado iraniano e 24 mortes em Israel, além de centenas de feridos em ambos os países. A ofensiva aérea israelense tem como objetivo, segundo autoridades do país, enfraquecer a capacidade militar iraniana e impedir o avanço do programa nuclear de Teerã.
A escalada militar representa um dos momentos mais críticos da já tensa relação entre os dois países e acende o alerta internacional para o risco de um conflito de maiores proporções no Oriente Médio.
VIA… NOTÍCIAS AO MINUTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.
Muito obrigado, Infonavweb!