Decisão, que era esperada, não deve impedir aprovação do pacto comercial pela União Europeia, nesta sexta; agricultores dispersam manifestação que ocupou Paris, mas prometem novos protestos
Fabio Rodrigues- Pozzebom/Agência Brasil |
Apesar dos "avanços inegáveis" que "devem ser reconhecidos pela Comissão Europeia", "deve-se notar a rejeição política unânime do acordo, como claramente demonstrado pelos recentes debates na Assembleia Nacional e no Senado", afirmou o presidente francês em um comunicado à imprensa.
"A fase de assinatura do acordo não é o fim da história. Continuarei lutando pela implementação plena e concreta dos compromissos assumidos pela Comissão Europeia e para proteger nossos agricultores", acrescentou Macron.
A decisão vem horas após a Irlanda anunciar que também votará contra acordo entre os blocos econômicos.
Em dezembro, o acordo já tinha a oposição de Itália França, Hungria e Polônia, o que levou a União Europeia a optar pelo adiamento da assinatura que esperava fazer no dia 20, durante a cúpula do Mercosul, realizada em Foz do Iguaçu (PR).
Mais cedo, agricultores franceses ocuparam com tratores pontos icônicos de Paris, como o Arco do Triunfo e a Torre Eiffel, e quase agrediram a presidente da Assembleia Nacional, Yaël Braun-Pivet.
Os ruralistas do país acusam o governo Emmanuel Macron de não prestar atenção ao setor, em crise há anos. A despeito da forte oposição à costura do acordo com os sul-americanos em Bruxelas, o esforço não é considerado suficiente no cenário doméstico francês.
A votação dos europeus sobre o acordo está prevista para sexta-feira (9), e o voto da Itália é considerado como decisivo.
Na segunda-feira (5), a agência de notícias Bloomberg afirmou que o governo italiano estava propenso a aceitar o tratado. Porém, nesta quinta-feira (8), o ministro da Agricultura, Francesco Lollobrigida, condicionou o aval a uma mudança nas cláusulas de salvaguarda.
VIA… NOTÍCIAS AO MINUTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.
Muito obrigado, Infonavweb!