googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sábado, 24 de janeiro de 2026

Bombardeios russos sobre Kiev e Carcóvia fazem um morto e 15 feridos

Importantes bombardeamentos russos sobre a Ucrânia na noite de sexta-feira para sábado causaram, pelo menos, um morto e 15 feridos em Kiev e Carcóvia, no nordeste, informaram as autoridades locais.

© Pixabay

Todo o território ucraniano encontra-se em estado de alerta devido a ataques aéreos, com as autoridades militares da capital alertando para a ameaça de drones e mísseis balísticos.

Em Kiev, foram registrados danos em cinco bairros, provocando incêndios e a quebra de janelas de uma clínica privada e de uma residência, segundo o prefeito Vitali Klitschko.

“Uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas. Três dos feridos foram hospitalizados”, informou Klitschko na rede de mensagens Telegram, acrescentando que houve interrupções no fornecimento de aquecimento e água em alguns bairros periféricos, apesar das temperaturas abaixo de -10 °C.

Em Carcóvia, o prefeito Igor Terekhov relatou um ataque com drones Shahed, de fabricação iraniana, que danificou vários prédios residenciais, além de um abrigo para deslocados, um hospital e uma maternidade dessa grande cidade próxima à fronteira com a Rússia.

“Há agora 11 feridos registrados”, afirmou, também por meio do Telegram.

Os bombardeios ocorrem enquanto negociadores russos, ucranianos e americanos discutem em Abu Dhabi, pela primeira vez nesse formato, as condições para pôr fim a quatro anos de guerra. A reunião começou nesta sexta-feira e continua hoje.

Segundo o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a questão dos territórios continua sendo o principal ponto de impasse nas negociações, que acontecem em um contexto difícil para a Ucrânia. No campo de batalha, as tropas ucranianas vêm recuando há quase dois anos diante de um adversário mais numeroso e melhor armado, com Kiev dependendo em grande parte do apoio financeiro e militar do Ocidente.

No terreno, a rede energética do país foi severamente danificada por uma série de ataques russos, provocando apagões e interrupções no aquecimento em larga escala devido às temperaturas extremamente baixas, especialmente em Kiev.

VIA… NOTÍCIAS AO MINUTO   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo