googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Brasil acordou para crimes raciais em 2020

 

Entre as crianças e adolescentes mortos pela polícia no país, 69% são negras

© Reprodução-TV Globo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Quanto mais forte é a opressão, maior é a reação. Essa teoria talvez explique as respostas aos atos de racismo em 2020 no Brasil.


Mas, no ano em que parece que o país acordou para a desigualdade racial, em protestos, nas urnas, na imprensa e nas redes sociais, os negros seguiram, mesmo em meio a pandemia, como os maiores alvos dos assassinatos, da letalidade policial, do encarceramento, do desemprego, da pobreza e do coronavírus.

Dessa vez, no entanto, as imagens de brutalidade parecem ter causado maior impacto, como o espancamento de Beto Freitas no Carrefour em Porto Alegre na véspera do Dia da Consciência Negra.

A cidade elegia pela primeira vez na história cinco vereadores negros. A ideia era comemorar o feito no 20 de novembro. Mas acabou por ser uma data de dor e protesto.

Um mês depois da morte, no entanto, um ato esvaziado lembrava o crime. Tinha umas 50 pessoas, entre familiares, amigos próximos, vizinhos e ativistas. O supermercado seguia aberto, cheio de clientes –alguns chegaram a xingar o grupo, com gritos de "vão trabalhar, vagabundos".

"Quando acontece, todo mundo se manifesta. Depois, voltam ao mesmo estabelecimento. A gente dizia: 'Você sabe que está indo comprar sua ceia de Natal onde há 30 dias uma pessoa foi espancada até a morte, né?'", diz a ativista gaúcha Winnie Bueno.

Se o assassinato de George Floyd, nos EUA, fez muitos despertarem para o debate racial em 2020, o movimento negro nunca dormiu, diz.

"Desde os meus 16 anos acompanho os esforços para denunciar violência e desigualdade. Isso nunca esteve silenciado para parte significativa da população negra", afirma ela, aos 32.

"É inegável que neste ano houve lampejos de empatia, com famosos se colocando no debate antirracista. Mas foram ações pontuais e episódicas, não estruturais."

E o racismo é mais do que uma ofensa ou um crime, afirma Amanda Pimentel, pesquisadora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. "É a distribuição desigual de bens materiais, da educação, das oportunidades de trabalho entre negros e brancos até classificar determinados comportamentos como indicativos de criminalidade, colocando toda uma raça como suspeita."

É que preto parado é suspeito, correndo é culpado.

Foi o que aconteceu com Igor Rocha Ramos, 16, em abril. O adolescente ia à padaria quando foi abordado por policiais perto de onde morava, no Jardim São Savério, zona sul da capital paulista. Assustado, ele correu e levou um único tiro, na nuca.

O policial, branco, argumentou que Igor estava armado, mas ele tinha só o celular.

O adolescente era ameaçado pelo agente, desde que cumpriu medida socioeducativa por roubo e foi liberado, conta a mãe, Ana Paula Rocha, 45.

"Ele começou a fazer curso e a trabalhar como aprendiz. Tava ganhando o dinheirinho dele, mudou. Mas quando viu que era aquele policial, se desesperou e saiu correndo", diz a cobradora de ônibus que criava quatro filhos com o salário de R$ 1.600. O agente não foi preso e segue patrulhando.

Igor sonhava em trabalhar num banco. "Ele achava o máximo aquelas roupas engravatadas, blazer", lembra a mãe, que vê racismo no episódio.

"Eles [os policiais] só chamavam meu filho de 'neguinho' nas abordagens, sempre violentas. Nunca era rapaz, moleque, menino", diz.

"O perfil das vítimas de violência não muda, continua sendo o jovem, negro e pobre", afirma Pimentel. Entre as crianças e adolescentes mortos pela polícia no país, 69% são negras.

É a mesma cor de 74% do total de vítimas de crimes letais. Estatística que tende a se agravar com a flexibilização da posse e porte de arma de fogo, segundo a pesquisadora. "A maioria dos homicídios usa esse instrumento", diz.

O movimento negro agora briga para que a matança de negros seja classificada como genocídio. "Temos que chamar pelo que é. Não dá pra fingir que não há uma morte sistemática da população negra", diz Pablo Nunes, do Cesec (Centro de Estudos de Segurança e Cidadania).

Já a Rede de Proteção e Resistência Contra o Genocídio tem feito campanha pelo afastamento de policiais acusados de assassinatos em São Paulo.

"Os policiais continuam onde cometeram o crime e ameaçam os familiares e amigos da vítima. Só são afastados se tiver denúncia e for condenado. Mas como vai ter denúncia se não pode falar? As pessoa vivem sob o medo", diz a psicóloga Marisa Feffermann, que acompanha casos de letalidade policial pela Rede.

Também são pretos e pardos os policiais que mais morrem.

"O Brasil é um dos países onde mais se mata policiais, e 65% dos praças [soldados, cabos, sargentos e subtenentes] são negros. A questão racial afeta internamente", afirma.

No Congresso, estão em jogo projetos de lei que podem aprofundar esse fosso, como a redução da maioridade penal e o excludente de ilicitude.

Na política de drogas, mudanças legislativas têm "precarizado a vida dos usuários, na maioria negros", diz Dudu Ribeiro, da Iniciativa Negra Por uma Nova Política de Drogas.

O governo federal tem incentivado a abstinência, e neste ano inflou em 95% o repasse de verbas para comunidades terapêuticas, controladas por entidades católicas e evangélicas em detrimento de uma política de redução de danos e do sistema público de saúde.

A pandemia também evidenciou o abismo racial. Em São Paulo, por exemplo, a mortalidade do coronavírus é 60% maior entre negros.

Embora o mito da democracia racial tenha começado a ser derrubado, todos os ouvidos pela reportagem consideram que os avanços são tímidos.

"É fundamental que a onda se materialize em estratégias mais perenes, como a aplicação de leis", diz Nunes.

Nas eleições municipais, mais negros e negras foram eleitos, mas eles ainda correspondem a um número pequeno de vereadores e prefeitos

Houve reação também em campo. No futebol, jogadores que nunca apontaram situações de preconceito resolveram se posicionar.

"O racismo sempre existiu, mas velado, em forma de brincadeira, e foi naturalizado. Esse ano, com o protagonismo do movimento negro, jogadores tiveram a compreensão do problema", afirma Danilo Pássaro, integrante da Gaviões da Fiel, torcida organizada do Corinthians.

Para Pássaro, no entanto, os tribunais desportivos ainda não estão agindo de forma contundente. "Tinha que ter punição firme para servir de exemplo. Os atletas têm medo de prejudicar suas carreiras.""

Pássaro organizou os protestos em São Paulo contra o racismo em junho. "Enquanto houver racismo estrutural não há democracia de fato, social, participativa, financeira, econômica", diz ele.

Para Winnie, não dá para falar em avanço enquanto o país vê aumentar o número de pessoas sem ter o que comer.

"Queria dizer que a gente avançou no numero de crianças negras que sobreviveram à desnutrição, ampliou o número de negros que saíram da miséria e da pobreza, que temos menos gente em condição de trabalho precário", diz.

"Mas só vimos aumentar. Quanto mais acirrada for a violência, maior será a luta."

VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo