Novo estudo indica que o asteroide 2024 YR4 pode colidir com a Lua em dezembro de 2032, gerando detritos que ameaçam satélites e espaçonaves próximos da Terra. Cientistas pedem que protocolos de defesa planetária incluam medidas para proteger também o satélite natural
![]() |
©Pixabay-imagem ilustrativa |
De acordo com o 'The Independent', astrônomos, incluindo os da Universidade de Western Ontario, estimam em um novo estudo que tal impacto pode liberar energia equivalente a 6,5 megatons de TNT e produzir uma cratera lunar de quase 1 km de diâmetro.
Um impacto da rocha espacial, chamada 2024 YR4, poderia gerar uma nuvem de detritos lunares pesando mais de 100.000.000 kg, de acordo com o estudo ainda não revisado por pares.
Até 10% desses detritos poderiam "agregar-se à Terra em escalas de tempo de poucos dias". E, dependendo da localização do impacto do asteroide na Lua , os ejetos lunares poderiam expor os satélites a meteoritos por anos.
Ainda segundo os cientistas, citados pela publicação, o impacto também deve acontecer de forma que a velocidade do material ejetado “anule em grande parte a velocidade orbital da lua”.
Se o asteroide atingir a Lua, é provável que o faça no hemisfério sul.
Segundo o 'The Independent', a análise dos 410 cenários de impacto potencial revela que há uma probabilidade significativa de um impacto do YR4 em 2024 levar 10 por cento dos detritos do impacto para o espaço próximo à Terra, representando riscos para astronautas e espaçonaves.
Com base nas novas descobertas, os pesquisadores pedem que as medidas tomadas para proteger a Terra de asteroides perigosos sejam estendidas para proteger a Lua.
VIA… NOTÍCIAS AO MINUTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.
Muito obrigado, Infonavweb!