googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quinta-feira, 26 de junho de 2025

Netanyahu pede "pausa de duas semanas" no julgamento por corrupção

Benjamin Netanyahu pediu uma "pausa de duas semanas" no julgamento por corrupção que está enfrentando em Israel. Caso o pedido não seja aceito, o julgamento deverá ser retomado em Jerusalém, na próxima segunda-feira (30).

Tânia Rêgo/Agência Brasil
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, pediu uma "pausa de duas semanas" no longo julgamento por corrupção que enfrenta e que deveria ser retomado na próxima segunda-feira, em Jerusalém.

O pedido foi apresentado por seu advogado, Amit Hadad, que argumentou que Netanyahu precisa dedicar os próximos dias a “questões diplomáticas, nacionais e de segurança”, diante dos “desdobramentos regionais e globais”.

Entre os pontos citados pelo advogado estão a gestão da guerra em Gaza e o tratamento da questão dos reféns, conforme consta no pedido enviado ao Tribunal Distrital de Jerusalém, citado pelo Times of Israel.

Trump sai em defesa de Netanyahu: “Caça às bruxas”

Antes mesmo da divulgação oficial do pedido, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu publicamente Netanyahu e sugeriu que o processo judicial fosse imediatamente cancelado. Para Trump, as acusações contra o primeiro-ministro israelense representam uma "caça às bruxas" contra um grande herói.

Em uma publicação na rede social Truth Social, Trump fez diversos elogios a Netanyahu — a quem se refere carinhosamente como Bibi — e disse ter sido informado de que o julgamento, iniciado em maio de 2020, seria retomado na próxima segunda-feira.

Netanyahu fala em "vitória histórica" com ajuda de "amigo" Donald Trump

Após o cessar-fogo, Benjamin Netanyahu celebrou o que considera ser uma "vitória histórica" de Israel sobre o Irã, através de um vídeo publicado nas redes sociais, e agradeceu ao "amigo" Trump.

Notícias ao Minuto Brasil | 05:46 - 25/06/2025

“Inédito! Esta é a primeira vez que um primeiro-ministro israelense em exercício é julgado. Um processo politicamente motivado para causar-lhe grandes danos. Uma CAÇA ÀS BRUXAS contra um homem que fez tanto. Isso é impensável pra mim. Ele merece muito mais do que isso — assim como o Estado de Israel”, escreveu Trump.

“O julgamento de Bibi Netanyahu deveria ser cancelado imediatamente, ou ele deveria receber um perdão. Ele é um grande herói que fez tanto por Israel”, acrescentou.

Trump também relembrou os ataques recentes de Israel e dos EUA contra instalações nucleares, e afirmou que talvez ninguém tenha trabalhado com ele “de forma mais harmoniosa” do que Netanyahu.

“Foram os Estados Unidos da América que salvaram Israel, e agora serão os Estados Unidos que salvarão Bibi Netanyahu. Essa adulteração da justiça não pode ser permitida!”
Em sua publicação, Trump continuou exaltando Netanyahu e os bombardeios recentes:

“Bibi e eu acabamos de passar juntos pelo INFERNO, lutando contra um antigo e poderoso inimigo de Israel, o Irã. E ele não poderia ter sido mais forte, mais estratégico, ou mais apaixonado pela Terra Santa”, afirmou.
“Bibi Netanyahu foi um GUERREIRO, talvez como nenhum outro na história de Israel. E o resultado foi algo que ninguém achava possível: a eliminação completa de uma das maiores e mais poderosas armas nucleares do mundo, que estava prestes a ser usada”, completou Trump.
“Estávamos literalmente lutando pela sobrevivência de Israel — e não há ninguém, na história do país, que tenha lutado com mais determinação e competência do que Bibi Netanyahu.”
Oposição reage
Diante das declarações, o líder da oposição israelense, Yair Lapid, do partido de centro-direita, afirmou que o ex-presidente norte-americano “não deve interferir” nos assuntos internos de Israel e defendeu a independência do Judiciário israelense.

Benjamin Netanyahu está sendo julgado por acusações de suborno, fraude e abuso de confiança em três casos distintos.

VIA… NOTÍCIAS AO MINUTO    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo