Agência espacial deve levar o foguete SLS e a cápsula Orion à plataforma ainda em janeiro; missão tripulada marca o retorno de astronautas à órbita lunar após mais de 50 anos, com primeira janela de lançamento prevista para fevereiro.
![]() |
| © NASA |
A movimentação dos equipamentos pode começar a partir de 17 de janeiro. Para o fim do mês, está previsto um ensaio geral de lançamento, etapa considerada essencial para verificar se todos os sistemas estão funcionando corretamente antes do início da missão.
Caso o cronograma seja cumprido sem imprevistos, a primeira janela de lançamento do SLS está marcada para 6 de fevereiro. Inicialmente, a decolagem estava prevista apenas para abril, mas o calendário foi antecipado após o avanço nos testes.
A missão Artemis II marcará o retorno de astronautas à órbita lunar pela primeira vez desde 1972. Com duração estimada de dez dias, o voo tripulado tem como principal objetivo testar, em ambiente real, os sistemas da cápsula Orion. O plano inclui duas órbitas completas ao redor da Terra antes de a nave seguir em direção ao lado mais distante da Lua.
A NASA reforça que a Artemis II não prevê pouso na superfície lunar. O retorno de humanos ao solo da Lua está programado apenas para a Artemis III, missão que faz parte do mesmo programa e tem lançamento previsto para 2028.
VIA… NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.
Muito obrigado, Infonavweb!