googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sábado, 24 de janeiro de 2026

Urinar sentado previne câncer de próstata? Médico oncologista responde

A ideia de que urinar sentado pode prevenir o câncer da próstata tem circulado na internet. Mas será que esta informação é verdadeira? O médico oncologista Márcio Almeida esclarece a dúvida.

Imagem de Christian Dorn por Pixabay
O câncer de próstata é um dos mais comuns entre a população masculina. Segundo o site da CUF, o diagnóstico ocorre “quando as células da próstata sofrem alterações em seu genoma (DNA), deixam de morrer quando envelhecem ou são danificadas e passam a produzir, de forma descontrolada, novas células que não são necessárias, tornando-se células cancerígenas”.

Diversas informações sobre o tema circulam na internet, e uma delas afirma que urinar sentado ajuda a prevenir o câncer de próstata.

Mas será que essa informação é verdadeira?

De acordo com o médico oncologista Márcio Almeida, em entrevista ao Metrópoles, não existe nenhuma evidência científica que relacione a posição adotada para urinar com o desenvolvimento ou a prevenção do câncer de próstata.

“Do ponto de vista oncológico, isso não faz sentido. O câncer de próstata se desenvolve a partir de alterações genéticas e celulares ao longo dos anos, influenciado por fatores como idade, genética, histórico familiar, etnia e estilo de vida. A ideia de que ‘forçar um músculo ao urinar em pé’ causaria câncer não tem base médica ou fisiológica”, destaca o médico.

Afinal, urinar sentado traz benefícios?

Embora não previna o câncer de próstata, os especialistas afirmam que urinar sentado pode trazer mais conforto e funcionalidade para alguns homens. O médico destaca os seguintes grupos que podem se beneficiar dessa prática:

  • Homens com sintomas urinários (jato fraco, esforço para urinar, sensação de esvaziamento incompleto);
  • Homens com próstata aumentada;
  • Homens com disfunções do assoalho pélvico;
  • Homens com dificuldade de equilíbrio ou fraqueza nos membros inferiores;
  • Homens com dificuldade de locomoção, dor, instabilidade ou tontura, especialmente idosos;
  • Homens com risco de queda no banheiro, principalmente durante a noite.

“Nesses casos, sentar para urinar aumenta a segurança, reduz o risco de quedas e pode tornar a micção mais eficiente. No entanto, se um homem percebe que só consegue urinar bem sentado, isso pode indicar uma disfunção urinária ou neuromuscular e deve ser avaliado por um urologista”, ressalta a urologista Karin Anzolch.

VIA… NOTÍCIAS AO MINUTO   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo