Por Mauro Inagaki, fundador e CEO da b2finance
A cultura milenar do Japão deu origem a algumas das mais importantes empresas do mundo. Por lá, a valorização das tradições, da continuidade e do respeito pelo conhecimento dos antepassados é indispensável nas práticas empresariais. Ao mesmo tempo, o país é considerado um dos maiores investidores em tecnologia do mundo.
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| Mauro Inagaki |
Esse fato pode até parecer uma contradição. Como podem dois universos, aparentemente, distintos coexistindo harmoniosamente?
Depois de uma temporada na Terra do Sol Nascente, entendi que, na verdade, é justamente a junção de valores, cultura e tradição que torna o Japão em uma referência em inovação. Essa cultura profundamente enraizada e sólida encontrou um paralelo surpreendente com o desenvolvimento da tecnologia. Mesmo sendo uma nação tradicional, cria soluções pautadas nos maiores princípios e necessidades da própria população.
Essa característica é influenciada por conceitos como o "wa" (harmonia), "omotenashi" (hospitalidade), "kaizen" (melhoria contínua) e "mottainai" (não desperdiçar). Esses valores essenciais permeiam a maneira como as empresas operam, focando na qualidade, na colaboração e no respeito.
Levando esses pontos em consideração, fica plausível entender por que a tecnologia se desenvolve tão rapidamente por lá. Essa transformação veloz é resultado de uma combinação de fatores históricos, culturais, econômicos e educacionais.
Entre eles, uma forte ênfase na inovação, investimento constante e consistente em pesquisa e desenvolvimento, colaboração entre indústrias e as universidades, ambiente propício para testar novas tecnologias e implementá-las de forma eficaz, ênfase na qualidade e na experiência dos consumidores, infraestrutura avançada e visão de longo prazo.
Em compensação, de acordo com dados o Sebrae, aqui no Brasil ainda é grande o número de empresas que não conseguem ultrapassar o quinto ano de existência. No comércio, cerca de 30,2% dos negócios fecham em 5 anos. Podemos dizer que os fatores são praticamente o oposto do que se vê nas empresas milenares japonesas: pouco preparo pessoal, planejamento ineficiente, gestão ineficaz da empresa, falta de espírito inovador, dificuldades na adoção de novas tecnologias.
A cultura de uma empresa não é apenas um conjunto de valores e tradições, é a essência que molda a identidade, os comportamentos e a atmosfera de uma organização. Ela se desenvolve ao longo do tempo, a partir da liderança, das interações entre colaboradores e das experiências vivenciadas. Ela é como o DNA da empresa, influenciando a maneira como as equipes se comportam, tomam decisões, se relacionam e investem em mudanças.
Como você pode perceber, à medida que avançamos em direção a um futuro cada vez mais digital e automatizado, entendemos como esses aspectos podem ser aplicados e encontrados em paralelo no desenvolvimento da tecnologia.
Na empresa que fundei, nossas ações e estratégias são pautadas nos valores e na cultura organizacional. E a razão é simples. São eles que solidificam o caminho que queremos percorrer, que norteiam nossa jornada rumo ao objetivo que definimos. Ao promover valores que incentivam a inovação, a empresa constrói um ambiente propício para a criatividade, para experimentação e a busca de soluções originais.
Para quem está em busca desse cenário, além de criar essa cultura pautada nos valores, recomendo algumas medidas fundamentais:
- Oriente para a inovação: se a inovação é um valor para a sua organização, seus colaboradores serão incentivados a buscar constantemente novas ideias, abordagens criativas e soluções únicas para os desafios;
- Invista em colaboração e diversidade: Ao valorizar a contribuição de diferentes perspectivas e habilidades, a empresa pode gerar uma riqueza de ideias e insights que impulsionam a inovação;
- Estimule uma jornada de aprendizado contínua: pessoas dispostas a aprender e adquirir novas habilidades são mais propensas a buscar soluções criativas para os desafios que enfrentam. A cultura de aprendizado também encoraja a adaptação a mudanças tecnológicas e de mercado.
A harmonia é uma característica central das empresas japonesas, onde as relações interpessoais são valorizadas tanto quanto os resultados comerciais. Isso pode ser comparado à interconexão necessária entre diferentes partes de um sistema de IA ou tecnologia, onde componentes diversos devem trabalhar em conjunto para alcançar um determinado objetivo.
Enquanto os valores fornecem as raízes e a identidade que moldam a cultura organizacional, a tecnologia abre portas para a inovação e a eficiência, criando um equilíbrio dinâmico entre tradição e progresso.
Essa base ética constrói a confiança interna e externa, mas também fornece um terreno fértil para a criação de uma cultura que valoriza a integridade, a colaboração e a excelência. E é nessa cultura que a tecnologia encontra seu papel transformador.
A tecnologia, quando alinhada com os valores de uma empresa, amplifica sua capacidade de inovar e crescer. Essa sinergia não é apenas uma combinação vantajosa, mas um imperativo para a sustentabilidade e a competitividade.
Empresas que adotam estes pilares se destacam por sua capacidade de responder às demandas do mercado enquanto mantêm sua integridade e propósito. Elas transcendem a própria inovação, trazendo um impacto positivo para a sociedade e o meio ambiente, alinhados aos valores que as fundamentam.
Se a sua organização estiver enraizada em seus valores e impulsionada pela tecnologia, você está preparado(a) para navegar pelos desafios de hoje e de amanhã, com uma confiança que vai além dos números. O resultado é uma identidade verdadeiramente poderosa e, quem sabe, um futuro milenar.
Adriana Fernandes/Direção de Atendimento

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