googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sábado, 2 de setembro de 2023

Protagonismo feminino: alunas são maioria nas pistas do Shell Eco Marathon

70% das equipes têm pilotas mulheres 

Divulgação Shell - Alessandro Costa
Shell Eco Marathon Pilotas
Rio de Janeiro, 31 de agosto de 2023 – Nos boxes, são mais de 500 jovens que constroem, consertam e aperfeiçoam seus veículos. Nas pistas, 39 equipes com condutores na disputa pelo melhor aproveitamento com o menor uso de energia. Num universo considerado tão masculino como o automobilismo, o protagonismo das mulheres no Shell Eco Marathon tem um número bem significativo: 70% das equipes têm pilotas.

Luiza Custódia, pilota da equipe Triângulo Verde da UFTM, fala sobre ser uma das representantes femininas na competição: “É muito gratificante poder representar as mulheres nesse espaço. Eu faço engenharia mecânica e na minha sala tem 5 meninas só, entre 40 homens, e poder estar aqui e mostrar que a gente não é menos que ninguém. E ao contrário do que pensam, não estou só dirigindo, estou também na parte técnica e mecânica.”

Thaís Riquinho, pilota da Pato a Jato, da UTFPR Pato Branco, comenta sobre o peso de estar à frente de uma das equipes que é destaque no evento: “A gente sempre foi muito subestimada nessa área, e ver o protagonismo feminino é algo muito novo, e motivo de muito orgulho e responsabilidade. A gente está sempre abrindo processo seletivo porque queremos cada vez mais mulheres no time.”

Por ter enfrentado algumas dificuldades em um ambiente considerado masculino, Thaís conta que criou um projeto para incentivar as meninas a se sentirem acolhidas e representadas. “Hoje mesmo, vieram umas meninas de 8 anos visitar o boxe e ficaram surpresas me perguntando se mulher também podia ser pilota. E eu respondi que a mulher pode ser o que quiser."

Já a aluna Paula Gomes, pilota estreante da IFECO do IFRS Rio Grande, ressaltou que a representatividade não está somente na direção: “Metade da nossa equipe é de mulheres. E acho que uma das coisas que mais gosto na nossa equipe: ter tantas mulheres carregando nossa bandeira”. Quando questionada sobre o protagonismo das pilotas no volante ela explica: “não é só o tamanho e peso, nós somos destemidas, a gente se envolve com amor, e tem coragem para assumir esse papel, e as críticas que a gente escuta servem de mais combustível para deixar a gente mais forte.”

Cada equipe tem quatro chances de realizar o percurso, que contempla 10 voltas na pista (840m), em no máximo 25 minutos. Vence a equipe que finalizar o percurso utilizando a menor quantidade de energia.

Divulgação Shell - Alessandro Costa
Shell Eco Marathon Pilotas

Sobre a Shell Eco-marathon

É a competição global da Shell que convoca estudantes universitários para projetar, construir e operar protótipos de veículos com maior eficiência energética do mundo. Ao longo dos últimos 35 anos, o programa tem dado vida à missão da Shell de impulsionar o progresso, fornecendo mais soluções energéticas mais limpas. Tudo em nome da colaboração e da inovação, à medida que as ideias dos estudantes ajudam a moldar um futuro com menos emissões de carbono. Na 6ª edição brasileira, a competição terá três categorias de energia: Combustão Interna (gasolina e etanol), Bateria Elétrica e Hidrogênio, categoria de estreia na competição.  Para serem avaliados, os veículos passam por inspeção técnica e devem percorrer um circuito de cerca de 10km com o mínimo de combustível possível. A equipe vencedora será a que fizer a maior distância com a menor quantidade de energia. Neste ano, a competição vai reunir cerca de 500 estudantes de várias regiões do Brasil e de países como Bolívia, Colômbia, México e Peru.

 Na edição de 2022, a equipe Pato a Jato, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), unidade de Pato Branco, se consagrou tetracampeã na categoria de Combustão Interna, com o resultado de 619 km/litro de etanol.  Na categoria de Bateria Elétrica, o campeonato premiou a equipe Milhagem, da Universidade Federal de Minas Gerais, que completou o circuito com uma eficiência energética de 312 km/kWh.

Sobre a Shell Brasil 

Há 110 anos no país, a Shell é uma empresa de energia integrada com participação em Upstream, no Novo Mercado de Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen, que recentemente adquiriu também o negócio de lubrificantes da Shell Brasil. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia. 

Fernanda Bichara/Edelman

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo