googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Viceri-Seidor e Instituto Unibanco desenvolvem solução para a gestão escolar do ensino público

SIGAE é disponibilizado para redes parceiras do programa Jovem de Futuro 

institutounibanco

Transformar a educação leva tempo e, para conquistar esse sonho, é preciso subir um degrau por vez. Quem sabe bem disso é o Instituto Unibanco que, há mais de 15 anos, vem contribuindo para melhoria da educação pública por meio do programa Jovem de Futuro. Visando ampliar ainda mais a eficiência do projeto, o Instituto Unibanco contratou a Viceri- Seidor, consultoria especializada em tecnologia e informação, para juntos desenvolveram o SIGAE (Sistema de Gestão para Avanço Contínuo da Educação), uma ferramenta voltada para auxiliar na gestão das atividades executadas no projeto.

Criado em 2007, o programa Jovem de Futuro surgiu com o objetivo de contribuir com a aprendizagem e redução das desigualdades educacionais entre os alunos do Ensino Médio, como consequência de uma gestão orientada para o avanço contínuo da educação pública. O projeto atua nas três instâncias da educação, sendo: secretarias de educação estaduais, regionais de ensino e, por fim, as escolas. O Instituto já beneficiou mais de 4 milhões estudantes e mais de 4 mil escolas públicas, em 11 redes estaduais de ensino.

Ao longo do tempo, o projeto foi se aprimorando, tendo passado por três gerações. A primeira, iniciada em 2008, como o modelo piloto, era desenvolvida diretamente com as equipes escolares que recebiam formação, recursos financeiros e materiais pedagógicos de apoio. Em 2012, iniciou-se a segunda geração, que tinha como principal meta se tornar uma política de rede e, assim, novos estados entraram na abrangência do programa. Após esses aprimoramentos, em 2015, começou a terceira fase, cujo foco estava na gestão que passou a atuar de forma sistêmica, apoiando a melhoria do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação) da rede.

Com o aumento da presença nos estados brasileiros, surgiu a necessidade de criar uma solução digital com infraestrutura em nuvem e de fácil acesso para fortalecer a parceria com as secretarias estaduais de forma que viabilizasse a integração com outros sistemas educacionais.

Assim, em 2018, o Instituto Unibanco encontrou e contratou a Viceri-Seidor. Dessa união, surgiu o SIGAE, uma plataforma digital de governança na educação. A solução é configurada para cada estado, atendendo às suas particularidades. Há ainda funcionalidades integradas para realizar a gestão do agendamento de visitas técnicas com registro de ata, definição de planos de ação de melhoria contínua; controle de metas e resultados das ações e melhorias propostas por ciclo para compartilhamento com toda equipe; gestão de treinamentos e cursos disponibilizados via e-learning; dashboards e relatórios de acompanhamento de performance das instituições.

Para André Oliveira, especialista em tecnologia do Instituto Unibanco, a criação da ferramenta vem fazendo a diferença na execução do programa. “O intuito central do Jovem de Futuro é dar sustentabilidade para que as redes de ensino consigam atingir melhores resultados. E, por meio do SIGAE, conseguimos dar todo o suporte e acompanhamento necessário, tendo a possibilidade de levar o projeto para ainda mais escolas no país”, pontua.

A iniciativa também é motivo de orgulho para Marcel Pratte, CEO da Viceri-Seidor. “Ao longo desses cinco anos de parceria, temos ajudado, com avanços significativos, a educação pública do país. É gratificante termos participado da criação do SIGAE, uma ferramenta 100% gerenciável e escalável, com fácil aderência ao sistema educacional de cada estado, algo que, sem dúvidas, está contribuindo com o futuro de muitos jovens”, enfatiza.

Atualmente, o programa Jovem de Futuro atua em cinco estados brasileiros, sendo: Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas e Piauí. Cabe destacar que, ao todo, já são mais de 120 mil usuários e 3 mil escolas que utilizam o SIGAE – e a projeção é que esses números aumentem em 20% nos próximos meses com a integração de um novo estado parceiro.

Muito já foi feito até aqui, mas a meta é ir ainda mais longe e , com o apoio do SIGAE, apoiar as redes públicas de ensino por meio de todo o aprendizado e apoio para que possam dar continuidade aos avanços de forma autônoma, bem como atinjam resultados significativos de proeminência na educação, equidade racial e cumprimento das leis. “Celebramos aquilo que já conquistamos, mas queremos ir além, democratizando o acesso e permitindo melhorias para os jovens do país. Contar com o apoio da Viceri-Seidor nessa jornada faz toda a diferença”, finaliza Oliveira.

Sobre a Viceri-Seidor:
A Viceri-SEIDOR é uma empresa de Tecnologia da Informação que, há mais de 31 anos, apoia a transformação digital das organizações por meio da entrega do ciclo completo de desenvolvimento de produtos digitais. Com 83 escritórios divididos em 40 países, a empresa já soma mais de 8 mil clientes. Saiba mais em: www.viceri.com.br

Sobre o Instituto Unibanco:
O Instituto Unibanco é uma organização sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade da educação pública no Ensino Médio. Seu objetivo é contribuir para a permanência dos estudantes na escola, a melhoria da aprendizagem e a redução das desigualdades educacionais a partir de uma atuação baseada em evidências, valorizando a diversidade e acelerando transformações por meio de metodologias de gestão educacional. Fundado em 1982, integra o grupo de instituições responsáveis pelo investimento social privado do grupo Itaú-Unibanco. Saiba mais em: www.institutounibanco.org.br

André Oliveira, especialista em tecnologia do Instituto Unibanco


Marcel Pratte, CEO da Viceri-Seidor


Cinthia Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo