googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

Plantão

Plantão
Seja um patrocinador.Publique seus Guest Posts, estamos abrindo espaço na Página Negôcio. Vamos abrir espaço para 5 assessorias

terça-feira, 27 de outubro de 2026

Centrão reconhece vitória de Lula e isola Flávio Bolsonaro na contestação das eleições

Após apoiar Flávio Bolsonaro no segundo turno, líderes de partidos do Centrão reconheceram a reeleição de Lula e se distanciaram da tentativa do senador de anular o resultado. Republicanos, União Brasil, PP, Podemos, MDB e PSD estão entre as siglas que cumprimentaram o presidente pela vitória

© Câmara dos Deputados - Bruno Spada

Com a mesma rapidez com que embarcaram na candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL) após o primeiro turno, presidentes de partidos de centro e parlamentares do Centrão deixaram o senador isolado em sua tentativa de contestar o resultado das eleições deste domingo (25) e reconheceram a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas.

Após a declaração da vitória de Lula pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Flávio, que perdeu por uma diferença superior a 4 milhões de votos, disse não reconhecer o resultado.

"É inexplicável acontecer o que aconteceu. É impossível reconhecer o resultado dessas eleições. Vou pedir a anulação", disse o senador.

A contestação do senador não encontrou eco nos partidos de centro, que se apressaram a parabenizar Lula após a vitória.

Partidos como Novo, Republicanos, Podemos e a federação formada por União Brasil e PP declararam apoio a Flávio Bolsonaro logo após o primeiro turno, que terminou com o senador à frente de Lula e com a possibilidade de atrair os votos dos demais candidatos que disputaram a eleição, todos de direita.

Reeleito no primeiro turno, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se envolveu diretamente na campanha de Flávio e participou de atos ao lado do presidenciável. Depois de votar neste domingo, Tarcísio deu uma entrevista na qual falou sobre a formação de ministérios e chegou a defender a escolha de quadros técnicos, deixando de fora acordos partidários.

Tarcísio acompanhou a apuração ao lado de Flávio e, até o momento, não parabenizou o petista pela reeleição. Em uma manifestação na rede social X, adotou o mesmo tom de Flávio ao contestar a prorrogação do horário de votação.

"A democracia se fortalece com regras claras, respeito às instituições e transparência em cada etapa do processo eleitoral", escreveu.

Por outro lado, o presidente do Republicanos, Marcos Pereira, parabenizou Lula pela reeleição no fim da noite de domingo.

"O novo mandato traz a responsabilidade de governar para todos os brasileiros, inclusive os que votaram em Flávio Bolsonaro, com respeito às diferenças e diálogo com o Congresso Nacional. É o que esperamos em favor do Brasil", escreveu também no X.

Integrantes do PP, comandado por Ciro Nogueira, também felicitaram o petista pela vitória. Em Alagoas, o senador eleito Arthur Lira, que declarou voto em Flávio no segundo turno, afirmou que o Brasil fez "a sua escolha democrática".

"Agora é hora de trabalhar com diálogo e responsabilidade", escreveu.

Outro parlamentar do partido que fez campanha para o senador no Paraná, o deputado federal Ricardo Barros, parabenizou o PT e Lula pela virada histórica.

"Eu, como deputado federal eleito também para os quatro anos, estarei vigilante e cooperativo com a missão de dar aos brasileiros mais poder aquisitivo, mais qualidade de vida, mais saúde e mais educação", disse, em vídeo, nesta segunda-feira (26).

No caso do União Brasil, o líder do partido na Câmara, Pedro Lucas Fernandes (MA), felicitou Lula.

"Agora, os desafios do Brasil continuam enormes e exigem responsabilidade, diálogo e compromisso com o futuro. É hora de deixar as diferenças de lado, respeitar quem pensa diferente e lembrar que, acima de qualquer partido ou candidato, está o nosso País", escreveu no X.

O Podemos, da deputada federal Renata Abreu, emitiu uma nota parabenizando Lula e desejando que, em seu quarto mandato, o petista "tenha sabedoria e responsabilidade para conduzir o País e governar para todos os brasileiros".

"O Podemos seguirá atuando com independência no Parlamento, colocando os interesses do Brasil e da população acima de qualquer disputa política", informou a sigla.

O presidente do PSD, Gilberto Kassab, assinou uma nota cumprimentando Lula e seu vice, Geraldo Alckmin, pela vitória.

"O partido reafirma seu compromisso com nossa democracia e vai procurar corresponder às expectativas dos eleitores brasileiros: apoiar as iniciativas que busquem corrigir as desigualdades sociais, promover o equilíbrio fiscal e que tragam confiança àqueles que querem investir no Brasil, gerando empregos e riqueza para o país, para termos uma economia estável", escreveu.

"Tenho certeza que nossos parlamentares e governadores eleitos seguirão defendendo os bons projetos e manterão a relação republicana com o Governo Federal, em defesa do objetivo comum a todos nós, que é o desenvolvimento do Brasil e o bem-estar da nossa população", acrescentou.

Nas eleições, governadores eleitos pelo partido ficaram neutros ou declararam apoio a Lula.

O presidente do MDB, Baleia Rossi, foi o primeiro a reconhecer a vitória do petista nas eleições. Em texto, afirmou que Lula foi "reeleito democraticamente conforme a Constituição de 1988".

"É um momento em que a vontade popular se fez soberana", escreveu.

"Desejamos que ele tenha serenidade para governar o País em favor de todos sem exceção", acrescentou.

Nas eleições, o partido ficou dividido, com uma ala declarando apoio a Flávio e outra, minoritária, a Lula.

VIA… NOTÍCIAS AO MINUTO

📲 Curtiu a notícia? Compartilhe ou entre no nosso canal!

//

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo