googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Estação de esgoto que custou R$ 40 milhões fica pronta, mas não opera

Construção feita para tratar o esgoto que chega à Baía de Guanabara, no Rio, ficou pronta em julho deste ano, mas nunca entrou em funcionamento

© Reuters / Ricardo Moraes
A Unidade de Tratamento de Rio (UTR) de Irajá, na Zona Norte do Rio de Janeiro, ficou pronta em julho de 2016, com a promessa de remover 11% da poluição oriunda de esgoto que chega diariamente à Baía de Guanabara. Mas após quase três meses da conclusão, a unidade ainda está parada, sem operar.7

De acordo com o jornal O Globo, a UTR foi anunciada em 2011, mas as obras só começaram em novembro de 2012, com previsão de término para 2013. Mas como sempre acontece com obras públicas, a construção teve três adiamentos, ficando pronta somente em julho deste ano. Ao todo, a obra custou R$ 40 milhões e foi paga com dinheiro público.
A prefeitura e o governo estadual não têm interesse em gerir a operação da unidade de esgoto, o que deixou o caso para a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), que está estudando, a contragosto, assumir o funcionamento da estação de tratamento.
E como foi publicado no Diário Oficial nesta quarta-feira (19), o governador em exercício Francisco Dornelles determinou que a responsabilidade é mesmo da Cedae.
“Herdei isso e agora estou tendo que embalar esse filho. A secretaria vai fazer uma cessão do equipamento para a Cedae e isso precisa ser aprovado pelo conselho de administração da companhia. Já era para estar com a Cedae”, disse ao Globo André Corrêa, secretário estadual do Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo