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segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Acidente com Fokker 100 da TAM completa 20 anos nesta segunda-feira

No dia 31 de outubro de 1996, aeronave caiu logo após decolar, matando 96 pessoas

© Getty Images
Era manhã do dia 31 de outubro de 1996 quando o Fokker 100 da TAM, que decolava do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com destino ao Rio de Janeiro, caiu na rua Luís Orsini de Castro, em Jabaquara, matando 96 pessoas que estavam no avião, entre passageiros e tripulantes, e mais três pessoas em terra.

Segundo as investigações, a queda do avião foi provocada por uma falha no reversor da turbina direita (freio aerodinâmico), que abriu durante a decolagem, um erro cuja chance de ocorrer seria, segundo projeções da fabricante, da ordem de um em 100 bilhões.
As conclusões constam do relatório final do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), do Comando da Aeronáutica, que fez recomendações de segurança às fabricantes do reverso, do avião Fokker e à companhia aérea TAM. O documento foi divulgado em 1998.
Hoje, 20 anos depois, a proximidade dos jatos ainda causa calafrios em quem mora na região de Congonhas, umas das áreas nobres de São Paulo. É que, em julho de 2007, depois da queda do Fokker 100, o Airbus A320, também da TAM, que chegava de Porto Alegre não conseguiu frear na pista, colidiu com o prédio da TAM Express. Morreram 199 pessoas. As informações são do Uol.
Apesar de tudo, especialistas do setor aeronáutico garantem que o aeroporto de Congonhas é seguro. "Devido aos dois acidentes aéreos, criou-se um fantasma sobre esse aeroporto que não condiz com a realidade das operações. Todas as operações são executadas dentro dos padrões de segurança exigidos pela legislação vigente", afirma Mateus Ghisleni, diretor da secretaria de segurança de voo do SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas).
A LATAM Airlines (nome atual da companhia aérea TAM), enviou nota à imprensa, nesta segunda-feira, em que afirma que "se solidariza com todos aqueles que foram afetados por este trágico acidente 20 anos atrás. Embora consciente de que nada poderá compensar a perda dos entes queridos, a companhia empenhou-se, desde o primeiro momento, em apoiar os familiares de todas as maneiras e concluir o mais rapidamente possível o procedimento de indenização".

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