googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

domingo, 16 de outubro de 2016

Putin evita reunião oficial com Temer e questiona PEC 241

Presidentes conversaram sobre mudanças econômicas no Brasil durante a cúpula de Goa

© Beto Barata/PR
O presidente russo, Vladimir Putin, questionou o presidente Michel Temer sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que limita os gastos públicos. Os chefes de Estado discutiram o assunto durante um jantar neste sábado (15), na cúpula do BRICs. As informações são do jornal O Globo.

"Putin pareceu muito interessado em saber dos avanços econômicos no Brasil. Perguntou sobre a inflação, mas queria saber, principalmente, do controle de gastos", afirmou interlocutor de Temer.
Assessores do presidente afirmam que Putin comparou o processo inflacionário dos dois países nos últimos anos. Em 2015, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 11,67%. Já a inflação oficial na Rússia foi de 12,9%. Porém, a alta de preços no Brasil tem dado sinais de maior resistência. Nos últimos 12 meses, o IPCA foi de 8,48%. Na Rússia, é de 7,3%.
Com o movimento, os juros da Rússia começaram a diminuir. Quanto à inflação, a metade ambos os países é semelhante: no Brasil, o plano é manter a inflação em 4,5% (com uma margem de tolerância de 2 pontos percentuais). Na Rússia, o limite para 2017 é de 4% com margem de 5% a 6%.
Putin também questionou Temer sobre como as despesas serão controladas com a PEC e também como a matéria conseguiu ser aprovada na Câmara dos Deputados com uma diferença de 366 votos a favor e 111 votos contra.
Cauteloso, o presidente russo evitou, no entanto, ter reunião oficial com Temer. De acordo com a emissora RT, Putin teve encontros particulares com todos os representantes do bloco, exceto Temer. A justificativa seria a "mudança brusca na política" do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo