googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sábado, 27 de abril de 2019

4 dicas para gratinar qualquer prato com perfeição

Proveniente da culinária francesa, a prática de gratinar é muito usada em diferentes pratos

© iStock
Derivado da palavra em francês, Gratin, o gratinado está presente em inúmeros pratos, dourando e cozinhando os ingredientes e, muitas vezes, adicionando uma leve crocância à superfície da receita.


A prática pode ser realizada com queijos, migalhas de pão, ovos ou manteiga e utilizada, principalmente, em proteínas – carnes e peixes. Também pode ser aplicada em preparos típicos de massas e até de outros tipos de alimentos, como a batata ou alguns legumes, por exemplo. Além disso, ainda traz mais cor e sabor aos seus pratos.
Ah! Nem sempre conseguimos chegar ao resultado perfeito. A distância entre o alimento e o topo do forno precisa ser preciso, senão, o tempo necessário para dourar aumenta e a sua receita pode passar do ponto ou até queimar. Por isso, é importante saber qual é o jeito certo de realizar este método, aprendendo a forma certa de gratinar para não cometer nenhum erro.
A Fortaleza, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, ajuda a agregar mais conhecimento ao seu dia a dia na cozinha com três dicas* importantes para conseguir um gratinado de dar água na boca. Confira:
1. Preaqueça o grill do forno até o metal ficar incandescente, para acelerar o processo de dourar e evitar que o alimento passe do ponto;
2. Pincele levemente os alimentos com óleo para acelerar o ganho de cor e aumentar os sabores. Limpe qualquer excesso para evitar que bolhas estourem;
3. Coloque a superfície do alimento perto do elemento de aquecimento, a cerca de 2,5 cm de distância, e verifique com frequência, assim que começar a ganhar cor, ou a cada minuto ou menos. Vire ou retire o alimento assim que obter a cor desejada. Se necessário, termine o cozimento dentro do forno com o grill desligado.
4. Por ser um método simples e relativamente fácil, é comum achar que erros no modo de preparo não serão cometidos. Mas, atenção e cuidado são práticas muito importantes para conseguir uma receita bem feita.
Via...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo