googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Câmara dos Representantes apresenta artigo de 'impeachment' contra Trump

A câmara baixa do Congresso acusa o presidente de "incitar à violência contra o governo dos Estados Unidos"

© 

Câmara dos Representantes do Congresso dos Estados Unidos apresentou nesta segunda-feira um artigo de 'impeachment' contra Donald Trump, avança o The New York Times.

O artigo foi apresentando após os republicanos na Câmara dos Representantes terem rejeitado uma resolução da maioria democrata para pressionar o vice-presidente, Mike Pence, a invocar a 25ª emenda para remover Donald Trump do cargo.

Esta objeção por parte dos republicanos era esperada e força agora os democratas a pedirem uma votação completa na câmara baixa do Congresso nesta terça-feira.

Se essa votação não for aprovada e se Mike Pence não invocar a 25ª emenda "em 24 horas", a Câmara dos Representantes poderá votar o 'impeachment' de Trump já na quarta-feira, apenas uma semana após a invasão do Capitólio por apoiantes de Trump.

Mais de 210 congressistas democratas já assinaram a acusação contra o presidente, ligeiramente aquém de uma maioria na Câmara dos Representantes (é composta por 435 membros). Segundo o Times, alguns republicanos estão considerando votar a favor da destituição de Donald Trump, apesar da oposição dos líderes do partido.

O artigo de impeachment de quatro páginas acusa o presidente de "incitar à violência contra o governo dos Estados Unidos" ao insistir nas alegações de fraude eleitoral e encorajar os seus apoiadores a tomarem medidas extraordinárias quando decorria a contagem dos votos do Colégio Eleitoral no Capitólio.

No artigo de 'impeachment' consta mesmo uma das frases proferidas por Trump no discurso que fez na passada quarta-feira durante uma manifestação em Washington DC. "Se não lutarem com tudo, vão deixar de ter um país", afirmou o presidente perante milhares de apoiadores.

"Ele ameaçou a integridade do sistema democrático, interferiu na transição pacífica de poder, e pôs em perigo um ramo igualitário do governo. Assim, traiu a confiança depositada nele enquanto presidente, para dano manifesto do povo dos Estados Unidos", pode se ler no artigo.

Cinco pessoas morreram na sequência da invasão do Capitólio. As autoridades já efetuaram diversas detenções.

VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo