googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

domingo, 7 de fevereiro de 2021

Líder Supremo do Irã diz que só voltará a acordo nuclear se EUA retirar sanções

 

"Se querem que o Irã volte a seus compromissos (...) os Estados Unidos devem suspender completamente as sanções, e não apenas de forma retórica ou no papel", afirmou Khamenei em um discurso para comandantes da Força Aérea

© Reprodução/ pt.wikipedia.org

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, afirmou neste domingo (7) que primeiro o governo dos Estados Unidos deve suspender "completamente" as sanções contra seu país, antes que a República Islâmica volte a assumir os compromissos determinados pelo acordo nuclear.

"Se querem que o Irã volte a seus compromissos (...) os Estados Unidos devem suspender completamente as sanções, e não apenas de forma retórica ou no papel", afirmou Khamenei em um discurso para comandantes da Força Aérea.

O acordo nuclear entre os dois países foi firmado em 2015, sob a gestão do presidente democrata Barack Obama. O acordo limitou o programa nuclear iraniano e, à época, Obama declarou que o pacto era um "entendimento histórico" com Teerã.

Em 2018, contudo, o ex-presidente Donald Trump retirou Washington do pacto, em uma decisão criticada tanto pelos democratas americanos, incluindo o próprio Obama, quanto por líderes da União Europeia, que iniciaram uma ofensiva diplomática para tentar salvar o acordo assinado por EUA, Irã, Reino Unido, França, Alemanha, China e Rússia. Por sua vez, outros aliados americanos, como Israel e Arábia Saudita, saudaram o anúncio de Trump.

VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo