googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Médicos residentes do Hospital São Paulo denunciam falta de remédios e anunciam greve

De acordo com os médicos, há uma crise de abastecimento no hospital, onde faltam de antibióticos a luvas

 

© Getty Images

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Em protesto contra falta de remédios e equipamentos, médicos residentes do Hospital São Paulo anunciam que entrarão em greve nesta terça-feira (9).

O Hospital São Paulo, que atende pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), é ligado à Unifesp e tem sua parte operacional gerida pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).

A unidade vive há alguns anos uma crise financeira e, segundo profissionais, a situação piorou desde o ano passado.

De acordo com os médicos, há uma crise de abastecimento no hospital, onde faltam de antibióticos a luvas.

A reportagem teve acesso a uma lista de quase 80 itens que, segundo os profissionais, estavam faltando no hospital nesta segunda. No material, entre os itens, estavam álcool, anestésicos e quimioterápicos. Há ainda gaze, seringas e aventais.

Os profissionais afirmam ainda que, devido aos problemas, pacientes em situação mais grave estão sendo encaminhados a outros hospitais.

O grupo grevista afirma que devem aderir ao grupo cerca de 100 residentes da área de clínica médica, mas outros grupos podem engrossar o movimento chegando a 300 profissionais.

Às 10h, haverá um ato em frente ao hospital, que fica na Vila Clementino, na zona sul da capital paulista.

Apesar da greve, o atendimento não será totalmente interrompido, mas haverá diminuição do atendimento, como se fosse uma escala de feriado. Pelas regras do Conselho Federal de Medicina, os profissionais têm que manter 30% da equipe nos setores essenciais, dizem os médicos

O Hospital São Paulo vem vivendo uma crise financeira nos últimos anos. Em 2017, o governo federal decidiu suspender o repasse da verba do Programa Nacional de Reestruturaçãoo dos Hospitais Universitários Federais, o que agravou a situação da unidade.

Naquele mesmo ano, o hospital já apresentava problemas em relação a insumos hospitalares.

Questionada sobre o assunto, a Unifesp afirmou que é responsável pela parte acadêmica do hospital. Já a parte operacional é de responsabilidade da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.

A reportagem procurou a entidade, que não respondeu até a publicação desta reportagem. Assim que o posicionamento for enviado, será incluído no texto.

VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo