googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Pessoas que sofrem de síndrome de Down estão mais suscetíveis à Covid-19

 

Pesquisadores, do Centro para Regulação Genômica, na Espanha, analisaram dados sobre alterações que podem afetar a infecção e desenvolvimento da Covid-19

© Shutterstock

Um novo estudo publicado no Scientific Reports revela que indivíduos com síndrome de Down podem estar mais propensosà infecção pelo novo coronavírusSARS-CoV-2, causador da doença daCovid-19, reporta a revista Galileu.

Pesquisadores, do Centro para Regulação Genômica, na Espanha, analisaram dados sobre alterações que podem afetar a infecção e desenvolvimento da Covid-19.

Durante a pesquisa detectaram que oTMPRSS2, gene que codifica uma enzima crucial que permite a entrada do vírus nas células humanas, apresenta níveis 60% superiores de expressão em pessoas com síndrome de Down. Esse gene está presente nocromossoma21, que nos casos de trissomia21 tem três cópias.

Adicionalmente, os cientistas identificaramíndices de expressão mais elevados para o gene CXCL10 - o que pode causar a incidência de uma inflamação descontrolada -, de modo que o sistema imunológicoataca as suas próprias células pulmonares.

Este processo paradoxal, é denominado de 'tempestade de citocinas', e é uma das principais causas de internamentos hospitalares e de morte de pacientes infectados pelo coronavírus. E, de acordo com os especialistas, tal pode potenciar a predisposição de pessoas com síndrome de Down para experienciarem complicações adicionais.

Segundo Maura Dierssen, líder da pesquisa: "pesquisas anteriores mostraram uma associação entre a síndrome de Down e maior mortalidade por Covid-19. Esses estudos não evidenciam uma interpretação causal direta, mas podem informar políticas e motivar investigações futuras".

"No balanço geral, consideramos que os indivíduos com síndrome de Down com mais de 40 anos ou com comorbidades significativas são altamente vulneráveis do ponto de vista médico, tanto no estágio da infecção quanto ao prognóstico, uma vez que as 'tempestades de citocinas' começam", explicaDierssen.

"É por isso, que em todo o mundo deve ser dada prioridade de vacinação a pessoas com síndrome de Down".

VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo