googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Rainha Elizabeth é acusada de exercer pressão para mudar leis a seu favor

 

A denúncia foi feita pelo jornal The Guardian

© Getty 

A rainha Elizabeth fez pressão para que uma lei que a obrigava a revelar detalhes quanto à sua fortuna pessoal fosse alterada, revela uma investigação feita pelo jornal The Guardian.


Documentos obtidos pela publicação provam que um advogado privado da monarca britânica teria exercido influência sobre os ministros do país de forma a alterar a legislação a favor da realeza.

Assim, é referido que a intervenção de Elizabeth levou à criação de uma cláusula que estabelecia que as empresas associadas a "chefes de Estado" estariam isentas das medidas de transparência.

A investigação nota que o 'acordo' começou a ser pensado ainda na década de 1970, tendo encoberto os investimentos privados da rainha até, pelo menos, ao ano de 2011.

Note-se que tal só foi possível uma vez que o palácio tem conhecimento prévio das iniciativas legislativas que afetam a Coroa ou os seus integrantes antes de serem aprovadas no Parlamento. Eeste procedimento permitiu que sua majestade exercesse a pressão (lobby) de que agora está sendo acusada.

Até ao momento, o palácio ainda não se pronunciou publicamente acerca do assunto.

VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo