googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Agente que matou Daunte Wright e chefe da polícia se demitem

 

Kim Potter apresentou a demissão dois dias depois de ter disparado contra o jovem de 20 anos, supostamente ao confundir a sua arma com o taser

© Star Tribune via Getty Images

A agente da polícia que matou Daunte Wright no último domingo em Brooklyn Center, que fica nos subúrbios de Minneapolis, demitiu-se esta terça-feira, revelou o The New York Times. Após o incidente, Kim Potter, uma agente com 26 anos de serviço, foi suspensa pelo departamento da força de autoridade de Brooklyn Center.

O chefe da polícia de Brooklyn Center, Tim Gannon, também anunciou a sua demissão.

“Adorei cada minuto como agente da polícia e servindo esta comunidade com o melhor das minhas capacidades, mas acredito que é do melhor interesse da comunidade, do departamento e dos meus colegas se eu me demitir imediatamente”, escreveu Kim Potter numa carta divulgada pelo sindicato que a representa, o Law Enforcement Labor Services.

Kim Potter, de 48 anos, disparou contra Daunte Wright, 20 anos, no decurso de uma operação de controle de trânsito. Ao verificarem que havia um mandato pendente por Daunte Wright não ter comparecido em tribunal pelos crimes de posse ilegal de arma e por resistir à detenção, Kim Potter e outro agente da polícia de Brooklyn Center procederam à detenção de Wright. 

No entanto, o jovem resistiu e conseguiu voltar a entrar no seu automóvel. Foi nesse momento que Potter supostamente confundiu a sua arma com o taser, que queria usar para imobilizar Wright. 

No vídeo captado pela câmara corporal de Kim Potter, a agente grita taser várias vezes, mas depois ouve-se o disparo da sua arma. 

Gannon, o chefe do departamento de polícia de Brooklin Center que apresentou a demissão, tinha defendido a tese de que a agente pegou na arma por engano. 

Esta terça-feira, o 'mayor' de Brooklyn Center, Mike Elliott, afirmou que "sempre que, no cumprimento do seu serviço, alguém mata outro ser humano deve ser responsabilizado". 

A morte de Daunte Wright aconteceu num momento de grande tensão em Minneapolis e na área em redor, uma vez que está a decorrer o julgamento de Derek Chauvin, ex-agente da polícia que matou George Floyd. 

Após a morte de Wright, sucederam-se duas noites de protestos e de confrontos entre manifestantes e a polícia norte-americana. 

VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo