googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sábado, 6 de maio de 2023

Caças F-16 portugueses intercetam 20 aviões russos nos Países Bálticos

No âmbito da missão 'Baltic Air Policing', as aeronaves portuguesas foram ativadas "em dez ocasiões".

© Força Aérea

Os quatro caças F-16 portugueses em missão de policiamento nos Países Bálticos já intercetaram 20 aeronaves russas de vários tipos, "incluindo aeronaves de transporte, caças e aeronaves de coleta de informações", revelou a Força Aérea do país lusitano, neste sábado.

A entidade salientou que, no âmbito da missão ‘Baltic Air Policing’, as aeronaves portuguesas foram ativadas "em dez ocasiões para interceptar aeronaves militares em trânsito no espaço aéreo internacional ao largo da costa dos Estados Bálticos", sendo que, "nessas missões, foram interceptadas e identificadas aproximadamente 20 aeronaves russas de vários tipos, incluindo aeronaves de transporte, caças e aeronaves de coleta de informações".

Em comunicado, o orgão notou que "estes procedimentos de interceptação são iniciados para preservar a integridade do espaço aéreo báltico", esclarecendo ainda que "os caças são ativados sempre que uma aeronave que sobrevoe o espaço aéreo internacional próximo das fronteiras da OTAN não respeite as regras de tráfego aéreo", entre elas "a apresentação da rota que pretende executar, o estabelecimento de comunicações com as entidades de controlo de tráfego aéreo e/ou o envio de um sinal de transponder".

VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo