googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Netanyahu retira pedido de imunidade e é indiciado por corrupção

Em novembro, a Procuradoria de Israel havia comunicado Netanyahu que o indiciaria por fraude, abuso de poder e quebra de confiança em três casos.

@ Amir Cohen/Reuters
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O premiê israelense, Binyamin Netanyahu, retirou nesta terça (28) o pedido de imunidade que havia feito ao Parlamento. O gesto abre caminho para que ele seja julgado por denúncias de corrupção.

Em novembro, a Procuradoria de Israel havia comunicado Netanyahu que o indiciaria por fraude, abuso de poder e quebra de confiança em três casos. Com vistas às eleições de 2 de março, o premiê pediu em janeiro ao Parlamento que lhe concedesse imunidade.
A requisição de Bibi, como ele é conhecido, porém, estava condenada a ser recusada, uma vez que ele não tem apoio suficiente no Legislativo do país.
O movimento de Netanyahu foi feito uma hora antes do início da sessão marcada para debater o assunto. Pouco depois da decisão, ele foi indiciado formalmente pela Procuradoria.
"Mais tarde desmentirei as acusações ridículas contra mim. Não deixarei que meus adversários usem isso [os casos de corrupção] para desviar o foco do processo histórico que estou liderando", disse Netanyahu, nos EUA. Ele foi a Washington para o anúncio do plano de paz proposto por Donald Trump para o Oriente Médio.
Netayahu é acusado de aceitar US$ 264 mil (R$ 1,1 milhão) em presentes de empresários em troca da facilitação de regulações e de oferecer favores para receber cobertura positiva em um site, entre outros casos. Se condenado, pode pegar até dez anos de prisão.
O processo entra agora na etapa de audiências com testemunhas, que pode levar meses ou anos, a depender de manobras que o premiê fizer - como alegar que não pode comparecer às sessões por ter outros compromissos no governo. Não há prazo definido para o julgamento.
É a primeira vez que um premiê israelense é processado no exercício do cargo. Como primeiro-ministro, Netanyahu não tem obrigação legal de se demitir por estar sendo investigado. As leis israelenses não preveem regras para processar um líder do governo, e várias questões sobre o processo podem chegar à Suprema Corte.
Bibi disse ainda que não renunciará e chama a acusação de "tentativa de golpe" e de "caça às bruxas". "
No cargo desde 2009, o primeiro-ministro também exerceu a função entre 1996 e 1999. Na última década, dominou a política israelense e foi o principal responsável pela virada à direita do governo do país.
Netanyahu foi o vencedor de duas eleições no ano passado, mas não conseguiu apoio suficiente para formar governo. Com isso, Israel realizará a terceira votação em menos de um ano.
Principal rival do premiê nesses pleitos, o centrista Benny Gantz fez dos problemas legais de Netanyahu o ponto principal de suas campanhas em 2019.
"Os cidadãos de Israel têm uma escolha clara: um primeiro-ministro que trabalha para eles ou um ocupado com ele mesmo. Ninguém pode governar o país e, em paralelo, cuidar de três sérios casos criminais", escreveu Gantz no Twitter após Netanyahu retirar o pedido de imunidade.
VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo