googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Casos de Covid-19 aumentam 173% em Blumenau após reabertura do comércio

Segundo os dados divulgados pela prefeitura, os casos do novo coronavírus chegaram a 194 na última terça-feira (28

© Reuters
PORTO ALEGRE, RS (FOLHAPRESS) - Blumenau, a cidade catarinense onde um shopping reabriu com um saxofonista tocando e lojistas batendo palmas para os clientes, registrou um aumento de 173% dos casos de Covid-19 entre o primeiro dia de flexibilização do comércio de rua e o boletim epidemiológico mais recente da cidade.


Segundo os dados divulgados pela prefeitura, os casos do novo coronavírus chegaram a 194 na última terça-feira (28). No dia 13 de abril, quando o comércio de rua do estado foi autorizado pelo governador Carlos Moisés (PSL) a voltar a funcionar, Blumenau tinha 71 casos.
No dia em que o shopping reabriu com música ao vivo, 22 de abril, a cidade registrou 98 casos.
Especialistas ouvidos pela reportagem apontam que o aumento de casos da Covid-19 em Blumenau deve estar mais relacionado à abertura do comércio, no dia 13, do que à reabertura dos shoppings, há uma semana.
Um dos fatores que sustentam essa hipótese é o intervalo entre contaminação, manifestação dos sintomas, procura pelo serviço de saúde, testagem, resultado e notificação.
Pacientes com sintomas mais fortes causados pelo vírus Sars-CoV-2 costumam a procurar os hospitais entre cinco e sete dias após o contágio, explica Oscar Bruno Romero, professor de doenças infecciosas e vacinas do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Além disso, explica Romero, o resultado dos testes leva em média três dias para ficar pronto e ser incluído no sistema de notificação. "Já podemos concluir que o aumento está relacionado ao relaxamento das regras. Mas essa janela de tempo ainda não permite saber se é efeito da reabertura específica dos shoppings", conclui.
Reitor da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), o epidemiologista Pedro Hallal concorda. "O aumento de casos que aparece agora possivelmente está ligado à reabertura do comércio de rua. O reflexo da reabertura do shopping pode aparecer pelo menos dez dias depois", calcula.
Para Hallal, para ter certeza de que os novos casos positivos estão ligados à reabertura dos shoppings, seria necessário que a prefeitura fizesse um questionário para saber se os pacientes estiveram nos estabelecimentos ou se tiveram contato com frequentadores desses locais.
O epidemiologista lidera um estudo no Rio Grande do Sul com testagem em larga escala. A fase mais recente do estudo, divulgada nesta quarta-feira (29), mostra que, para cada caso notificado no estado, pode haver de 5 a 26 não notificados.
Segundo a prefeitura de Blumenau, os testes realizados pelo município são do tipo RT-PCR, com resultados em 48h. Os testes feitos no Lacen catarinense, porém, podem levar mais tempo, porque o laboratório atende todos municípios do estado.
A prefeitura diz ainda que o resultado pronto entra no mesmo dia para a estatística. A cidade testou 920 pacientes até a última terça-feira (28).Questionada sobre a possibilidade de restringir atividades para evitar a proliferação do novo coronavírus, a prefeitura afirmou que entende que "no momento ainda não é necessário aumentar a restrição".
"Mas, a partir da análise de dados passa pela ocupação de leitos em hospitais e pelo aumento de casos, medidas mais restritivas podem voltar a ser adotadas."Além das cenas de dezenas de clientes com máscaras entrando no shopping ao mesmo tempo, imagens de jovens em bares nas ruas de Blumenau também circulam nas redes sociais.
O relaxamento do distanciamento social tem sido visto como uma adesão à postura do presidente Jair Bolsonaro, que chegou a minimizar as mais de 4.000 mortes pela Covid-19 no país. Na eleição de 2018, Bolsonaro recebeu 84% dos votos válidos em Blumenau.
VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo