quarta-feira, 30 de setembro de 2020

"Declínio da democracia". Narcisistas se envolvem mais em ações políticas

Narcisistas estão mais propensos a serem mais politicamente ativos, indica uma nova pesquisa.

 

© Shutterstock

Pessoas narcisistas apresentam uma maior predisposição para se envolverem em atividades políticas - como participar em comícios e assinar petições -, segundo os especialistas tal pode explicar "o estado atual e declínio da democracia".

Narcisistas estão mais propensos a serem mais politicamente ativos, indica uma nova pesquisa.

Pesquisadores apuraram que os indivíduos que demonstram traços narcisistas clássicos - tais como egoísmo e necessidade constante de admiração - apresentam uma probabilidade mais elevada de assinar petições, contactar membros do governo e de votar.

Entretanto, e segundo a mesma pesquisa, indivíduos mais auto-suficientes e pouco influenciáveis, tendem a envolver-se menos na esfera política.

Peter Hatemi, professor de ciência política na Universidade Penn State, nos Estados Unidos, afirma que os dados apurados podem explicar

"o estado atual e declínio da democracia"."Se as pessoas mais interessadas nos seus próprios interesses e status assumem um papel mais relevante nas eleições, então irão emergir candidatos que refletem os seus desejos - narcisismo atrai narcisismo", disse o professor, cujo estudo foi publicado no periódico Society for Personality and Social Psychology.

"Por outras palavras, medidas e resultados eleitorais estão sendo cada vez mais o fruto daqueles que querem mais, mas querem dar menos".

Para Hatemi

é crucial encontrar formas de aumentar a interação

com a esfera política entre um eleitorado o mais diversificado possível.

"Democracias bem-sucedidas requerem confiança nas instituições, funcionalidade e envolvimento no processo democrático", concluiu o professor.

VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo