googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Noruega sem esperança de encontrar sobreviventes em deslizamento

 

Sete pessoas morreram e três continuam desaparecidas.

© Lusa

As autoridades norueguesas disseram hoje "não terem mais esperanças de encontrar sobreviventes" de um deslizamento de terra que arrastou casas numa zona residencial há cerca de uma semana, e que provocou a morte de sete pessoas.


Segundo as autoridades, há ainda três desaparecidos no desastre de 30 de dezembro, que destruiu pelo menos nove edifícios com mais de 30 apartamentos na vila de Ask, a 25 quilômetros a nordeste de Oslo, um dos piores deslizamentos da história moderna da Noruega.

"É com grande tristeza que devo dizer que não temos mais esperanças em encontrar pessoas vivas. Fizemos tudo ao nosso alcance, mas este desastre natural teve forças significativas. Aqueles que morreram pereceram relativamente rápido", afirmou a chefe da polícia local, Ida Melbo Øystese, visivelmente emocionada.

A responsável acrescentou ainda que as equipas de busca e salvamento "vão continuar a trabalhar para encontrar todos os desaparecidos".

A chefe da polícia falou horas depois de um cão ter sido encontrado nos destroços, aumentando as esperanças das equipes de resgate na noite de segunda-feira, com o animal "em boas condições", segundo o porta-voz da polícia, Ivar Myrbø.

Ainda hoje perto do meio-dia aconteceu um novo deslizamento de terra, mas menor, o que forçou as equipes a abandonar o local, sem registro de feridos.

Kenneth Wangen, um dos elementos da equipe de resgate, disse que o novo deslizamento "não foi dramático" e que as equipes foram avisadas atempadamente por 'drones' e outro pessoal de emergência.

Os geólogos vão avaliar o local antes das buscas prosseguirem, segundo as autoridades.

Desde o primeiro deslizamento de terra que as equipes de busca com o auxílio de cães têm examinado os escombros em temperaturas abaixo de zero, enquanto helicópteros e 'drones' com câmeras de detecção de calor sobrevoam a encosta devastada na vila de 5.000 residentes.

Pelo menos 1.000 pessoas foram retiradas, alguns edifícios estão suspensos na borda de uma cavidade profunda, que aumentou para um comprimento de 700 metros e 300 de largura.

A causa exata do deslizamento ainda não é conhecida, mas pode ter acontecido devido à natureza do solo que, combinado com precipitação excessiva e clima úmido no inverno, pode ter contribuído para o desastre.

Em 2005, as autoridades norueguesas alertaram as pessoas para não construírem edifícios residenciais na área de Ask, dizendo que era uma "zona de alto risco" para deslizamentos de terra, mas as casas foram eventualmente construídas no final da década.

Um deslizamento de terra no centro da Noruega, em 1863, matou 116 pessoas, presumivelmente 40 vezes superior ao que aconteceu em Ask, com entre 1,4 e 2 milhões de metros cúbicos de terra arrastada.

VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo