googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Moro fala em corrupção no Podemos, que reage e chama ex-juiz de mentiroso

O Podemos afirmou ser lamentável Moro ter "descido ao nível de fazer ilações e se basear em supostos indícios, de cunho pessoal".

© Getty

(FOLHAPRESS) - O ex-juiz, ex-ministro do governo Bolsonaro e candidato ao Senado Sergio Moro (União Brasil) falou em suspeitas de corrupção em seu antigo partido, o Podemos, do qual fez parte até março e pelo qual seria candidato à Presidência. Como resposta, foi acusado pela legenda de ser "mentiroso" e "irresponsável".

"Quando estava no Podemos tomei conhecimento de algumas situações suspeitas envolvendo casos de corrupção e, em razão disso, solicitei a contratação de uma auditoria externa como condição para continuar filiado", disse Moro, que trava disputa no Paraná contra seu padrinho político Álvaro Dias (Podemos), hoje seu principal concorrente ao Senado.

O assunto, segundo o ex-juiz, era de conhecimento da "alta direção" do partido. "O resultado preliminar indicou a necessidade de aprofundamento, em face de sólidos indícios", afirmou.

De acordo com Moro, o assunto era conhecido também por Álvaro Dias. "Decidiram não tomar qualquer medida após o resultado preliminar. Essa é a principal razão que me levou a sair do partido", afirmou Moro.

O senador Álvaro Dias informou, por meio de sua assessoria, que não integra a direção do Podemos e quem pode comentar o assunto é a presidente da legenda, deputada Renata Abreu, e o próprio partido.

O Podemos contestou e disse que a auditoria nada teve a ver com algum pedido de Moro, mas com uma política de transparência. "Não houve, portanto, qualquer iniciativa exclusiva de Moro para pedido de auditoria."

Segundo o partido, a conclusão da análise foi em julho, quatro meses após a saída de Moro. "O resultado da auditoria é objetivo e conclui pela regularidade integral, sem qualquer prova contrária, atestando expressamente que nenhuma prova de ilícito foi identificada."

Já a empresa responsável pela auditoria, Saud Advogados, afirma que "não chegou a concluir pela ocorrência de atos ilícitos", mas que foram identificados pontos de atenção e melhoria para compliance.

Sobre as acusações de corrupção, o Podemos disse que Moro é "mentiroso e irresponsável", sendo estudada apuração de eventual crime de calúnia, por imputação de crime não comprovado.

O Podemos afirmou ser lamentável Moro ter "descido ao nível de fazer ilações e se basear em supostos indícios, de cunho pessoal".

A razão seria tentar se autopromover e obter algum tipo de vantagem eleitoral local, "ferindo a credibilidade de pessoas e instituições".

O presidente do Podemos no Paraná, Gustavo Castro, afirmou que a auditoria não apontou nenhum crime ou nenhuma contravenção. "Ele mentiu. Se houvesse crime, a obrigação era denunciar à autoridade pública."

Castro afirma que Moro não deu explicações para sua saída do partido. "Não houve justificativa, ele simplesmente saiu. Fomos informados depois de ele ter saído."

VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo