googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Sintomas de condição grave que são facilmente confundidos com ressaca

Confira.

© Shutterstock

A meningite é uma doença causada pela inflamação das meninges que pode ser causada por  bactérias, fungos ou vírus. No início pode parecer uma gripe, uma gastroenterite ou  até uma ressaca. Porém, "pode evoluir rapidamente e ser fatal em poucas horas", alerta a rede de saúde CUF.

"Sabemos que as universidades podem ser locais de propagação de doenças como a meningite e o sarampo. No topo de qualquer lista de coisas essenciais a obter para a faculdade deve estar qualquer vacina em falta - pode salvar a sua vida", alerta o médico Shamez Ladhani, da Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido, citado pelo jornal Daily Express. "Não assuma que se trata apenas de uma ressaca ou de uma gripe." 

Como tal, é atento estar aos sinais de alerta que o organismo dá, pois trata-se de uma patologia que, por atingir um centro neurológico do corpo, pode deixar sequelas graves ou levar à morte. Perda de audição, problemas de memória e concentração, dificuldades de aprendizagem, epilepsia, perda parcial ou total de visão, problemas motores e dificuldades de equilíbrio são, segundo o portal Lusíadas, as sequelas mais comuns. 

Uma das formas de prevenção passa pela vacinação. No entanto, se tiver uma forma de meningite contagiosa ou conhecer alguém com a doença, deve ter alguns cuidados: não partilhar copos, pratos e talheres, não dividir alimentos ou bebidas, lavar as mãos frequentemente, evitar contatos próximos e reforçar a higiene na cozinha.

De todo o modo, é importante que esteja atento a:

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Rigidez da nuca (dor e dificuldade em movimentar o pescoço).
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Alterações do estado de consciência;
  • Convulsões;
  • Alterações da pele como erupções cutâneas.

Os doentes que apresentem estes sintomas devem alarme devem recorrer à urgência.

 VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo