googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Polícia Federal investiga fraude de R$ 1,2 bilhão em remédios via SUS

Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas cidades de São Paulo e Campinas

© Divulgação
Desde 2010, dois municípios de São Paulo teriam gastado R$ 1,2 bilhão na compra de um medicamento que só recebeu chancela da Anvisa em março passado. A Polícia Federal (PF) investiga, nesta segunda-feira (8), a suposta aquisição fraudulenta via Sistema Único de Saúde (SUS) na capital e em Campinas, onde agentes federais cumprem dois mandados de busca e apreensão.


Conforme o jornal O Globo, as investigações apontam que uma associação de Campinas é responsável por ajuizar ações que solicitam na Justiça, em caráter liminar, o fornecimento do medicamento Soliris, usado no tratamento da de Síndrome Hemolítica Urêmica atípica (SHUa). Só o Distrito Federal teria recebido, de acordo com a PF, 900 pedidos do tipo.
O inquérito deu conta ainda que a maioria dos pedidos da droga saíram de uma associação de pacientes, investigada por "captar tanto portadores da doença como também casos de diagnóstico inconclusivo ou negativos da SHUa". O levantamento atesta ainda que, apenas em 2016, o Soliris foi responsável pelo maior gasto no SUS: R$ 613 milhões. O medicamento foi distribuído a 442 pacientes. Cada unidade do Soliris custa, segundo a revista Forbes, R$ 21.700 e foi classificado como o mais caro do mundo.
Via...Notícias ao Minuto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo