googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quinta-feira, 31 de maio de 2018

Cientistas descobrem que Plutão tem dunas de metano congelado

Imagens revelaram a existência de uma série de dunas na superfície do planeta

© Lusa

Cientistas descobriram que Plutão tem dunas, que se formaram a partir de grãos de metano congelado libertados na sua atmosfera pouco densa, publicou nesta quinta-feira (31) a revista Science. Para chegar à descoberta, uma equipe internacional de geógrafos, físicos e cientistas planetários analisou em detalhe imagens da superfície do planeta-anão captadas em julho de 2015, pela sonda norte-americana New Horizons.
As imagens revelam que há uma série de dunas ao longo de uma área com menos de 75 quilômetros de diâmetro, entre o glaciar de azoto sólido chamado Sputnik e uma cadeia montanhosa, segundo um comunicado da Universidade de Plymouth, no Reino Unido, uma das instituições que participaram na investigação.

Os cientistas sugerem que as dunas teriam se formado nos últimos 500 mil anos e até mais recentemente devido à sua morfologia. A descoberta surpreendeu os pesquisadores, já que as dunas apareceram em um planeta com tão pouca atmosfera e onde a temperatura ronda os -230ºC à superfície.
Já se sabia que Plutão tem montanhas pontuadas por pedaços de metano gelado, com camadas de azoto sólido à superfície. Agora, o novo estudo admite que a sublimação (que converte o azoto sólido diretamente em gás) resultou na libertação de grãos de metano (do tamanho de grãos de areia) que foram transportados pelos ventos moderados do planeta (com velocidades entre 30 e 40 quilômetros por hora) para a borda do glaciar Sputnik e da cordilheira montanhosa. Com informações da Lusa.
Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo