googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quinta-feira, 31 de maio de 2018

Novo governo terá 18 ministros e professor antieuro na Itália

Gabinete de Giuseppe Conte inclui 13 homens e cinco mulheres

© REUTERS/Alessandro Bianchi
O governo de forças antissistema e ultranacionalistas na Itália, chefiado pelo professor universitário e advogado Giuseppe Conte, terá 18 ministros, incluindo Paolo Savona, o economista eurocético que havia sido vetado pelo presidente Sergio Mattarella (foto).


O plano inicial do Movimento 5 Estrelas (M5S) e da Liga era colocá-lo no Ministério de Economia e Finanças, mas sua conhecida postura crítica ao euro provocou resistência no chefe de Estado.
Para manter Savona no governo, os dois partidos resolveram alocá-lo no Ministério de Assuntos Europeus, justamente a pasta responsável pelo relacionamento com a União Europeia.
Já a Economia ficou com Giovanni Tria, professor da Universidade de Roma Tor Vergata que é crítico do modelo de integração do euro e da própria UE, mas com um viés mais reformista do que de rompimento com Bruxelas.
Os líderes do M5S, Luigi Di Maio, e da Liga, Matteo Salvini, verdadeiros chefes do governo, dividirão a vice-presidência do Conselho dos Ministros e terão duas pastas de destaque: o primeiro ficará com o Desenvolvimento Econômico e Trabalho, onde poderá implantar sua "renda de cidadania", e o segundo, com o Interior, responsável pela gestão migratória e por políticas de segurança.
O Ministério das Relações Exteriores será dado a Enzo Moavero Milanesi, chefe da pasta de Assuntos Europeus durante os governos de Mario Monti e Enrico Letta, ambos duramente criticados por M5S e Liga.
O objetivo talvez seja dar uma garantia de europeísmo a Bruxelas e aos mercados, já que Milanesi foi juiz da Corte de Justiça da União Europeia e colaborou com o poder Executivo do bloco.
Acionista de maioria da coalizão, o Movimento 5 Estrelas pegou para si os ministérios de Defesa (Elisabetta Trenta), Justiça (Alfonso Bonafede), Infraestrutura (Danilo Toninelli), Bens Culturais (Alberto Bonisoli) e Saúde (Giulia Grillo).
Além disso, reformulou a pasta de Relações com o Parlamento (Riccardo Fraccaro), acrescentando o termo "Democracia Direta", uma das bandeiras do M5S, e criou outra: Ministério para o Sul (Barbara Lezzi), principal base eleitoral do partido.
Por sua vez, a Liga ficou com os ministérios de Administração Pública (Giulia Bongiorno), Assuntos Regionais (Erika Stefani), Políticas Agrícolas (Gianmarco Centinaio), Educação (Marco Bussetti) e a nova pasta "para as Famílias e Deficiências" (Lorenzo Fontana).
Além disso, os ultranacionalistas garantiram o estratégico cargo de subsecretário da Presidência do Conselho dos Ministros, com Giancarlo Giorgetti, aliado mais próximo de Salvini. A função é semelhante ao do chefe da Casa Civil no Brasil e coordena toda a burocracia do governo, embora não tenha status de ministro.
O alto escalão de governo, incluindo o premier e o subsecretário, é formado por 15 homens e cinco mulheres. Confira a lista completa abaixo:
- Primeiro-ministro: Giuseppe Conte
- Vice-presidente do Conselho dos Ministros e ministro do Trabalho: Luigi Di Maio
- Vice-presidente do Conselho dos Ministros e ministro do Interior:Matteo Salvini
- Ministro de Economia e Finanças: Giovanni Tria
- Ministro de Relações Exteriores: Enzo Moavero Milanesi
- Ministro de Assuntos Europeus: Paolo Savona
- Ministro da Justiça: Alfonso Bonafede
- Ministra da Defesa: Elisabetta Trenta
- Ministro das Políticas Agrícolas: Gian Marco Centinaio
- Ministro de Infraestrutura: Danilo Toninelli
- Ministro do Ambiente: general Sergio Costa
- Ministro da Educação: Marco Bussetti
- Ministro dos Bens Culturais e Turismo: Alberto Bonisoli
- Ministra da Saúde: Giulia Grillo
- Ministro de Relações com o Parlamento e da Democracia Direta:Riccardo Fraccaro
- Ministra da Administração Pública: Giulia Bongiorno
- Ministra de Assuntos Regionais e Autonomias: Erika Stefani
- Ministra para o Sul: Barbara Lezzi
- Ministro para as Famílias e Deficiências: Lorenzo Fontana
- Subsecretário da Presidência do Conselho dos Ministros:Giancarlo Giorgetti. (ANSA)
Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo