googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quinta-feira, 31 de maio de 2018

Dinamarca proíbe véus que cubram o rosto em locais públicos

Medida entra em vigor em 1º de agosto

© Ritzau Scanpix Denmark/Reuters

O Parlamento da Dinamarca aprovou nesta quinta-feira (31) uma lei que proíbe o véu islâmico integral, como a burca ou o niqab, em espaços públicos.
"Qualquer pessoa que, em um local público, usar uma vestimenta que oculta o rosto pode ser multada", afirma o texto da lei.
A medida foi aprovada por 75 votos contra 30 e entra em vigor em 1º de agosto.
Pela lei, a polícia pode instruir a mulher a retirar seu véu ou ordenar a ela que deixe o local público. Na prática, o ministro da Justiça, Soren Papa Poulsen, disse que os policiais vão multar a mulher e dizer a ela que "vá para casa". 
A multa varia do equivalente a R$ 598 para a primeira ofensa a R$ 5.844 para a quarta violação. 
França, Bélgica, Holanda, Bulgária e o estado alemão da Baviera já impuseram algum tipo de restrição ao uso de véus que cubram o rosto em locais públicos.
O Partido do Povo dinamarquês, anti-imigração, se tornou o segundo maior partido no país após as eleições de 2015 e agora apoia a coalizão do governo no Parlamento.
Zainab Ibn Hssain, que vive em Copenhagen e costuma usar o niqab, disse: "Não é legal. Significa que não vou poder ir à escola, ao trabalho ou sair com minha família".
"Mas não vou tirar meu niqab, então vou ter de encontrar uma solução", disse. 
Pape Poulsen, que lidera o partido conservador na coalizão, afirmou que o uso de véus é "icompatível com os valores da sociedade dinamarquesa e com o respeito à comunidade". Com informações da Folhapress.
Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo