googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

EUA deverão abandonar tratado de desarmamento nuclear no domingo

Ontem (30), o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, voltou a pedir aos EUA para retomarem as transações

© US AIR FORCE/Reuters


Os Estados Unidos deverão iniciar no domingo (3) o processo de saída do tratado sobre armas nucleares de médio alcance, assinado em 1987, por considerarem que a Rússia não o respeita. Moscou já pediu a reabertura de negociações. Ontem (30), o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, voltou a pedir aos EUA para retomarem as transações.


Este tratado é considerado uma pedra angular no controle de uma nova corrida às armas nucleares e o seu abandono constituiu uma ameaça que preocupa várias organizações internacionais.
Em outubro de 2018, o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou rasgar o tratado INF se a Rússia não destruísse o míssil Novator - que, segundo a NATO, viola o acordo de desarmamento nuclear.
Moscou responde que esta exigência dos EUA é "inaceitável", alegando que o Novator tem um alcance de apenas 480 quilômetros que não viola o tratado INF (aplicado a mísseis com alcance entre 500 e 5.000 km).
A Rússia diz que nunca desrespeitou o tratado e que, pelo contrário, foram os EUA que infringiram as regras do acordo, ao produzirem uma nova ogiva nuclear para equipar mísseis intercontinentais para submarinos atômicos, que, na perspectiva de Moscou, "aumenta o risco de uma guerra nuclear".
Esta semana, as cinco maiores potências mundiais (EUA, China, Rússia, Reino Unido e França) reuniram-se em Pequim para discutir a política nuclear e a não proliferação de armas atômicas, tendo discutido a questão do INF.
Durante esse encontro, a vice-secretária de Estado dos EUA, encarregada do controle de armas e de segurança internacional, disse existir falta de transparência por parte da China e dos EUA sobre os seus planos nucleares.
Em resposta, o porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Geng Shuang, disse que o governo chinês está "comprometido com o progresso das negociações" à volta dos tratados de desarmamento nuclear.
Riabkov disse que o seu governo está igualmente empenhado em travar a guerra ao armamento e que "muitas questões permanecem sem solução apenas devido à falta de vontade política", considerando que os EUA não têm tido uma atitude correta perante os parceiros de acordo.
Mas a percepção da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) é diferente, apontando o dedo a Moscou, por não se empenhar em encontrar saídas para o impasse negocial à volta do tratado INF.
"Não houve nenhum progresso real, porque a Rússia não mostrou vontade de mudar a sua posição", afirmou esta semana o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenbert, no final de uma reunião de embaixadores, em Bruxelas, para discutir as divergências da organização com o governo russo.
Mas se na véspera do prazo estipulado por Washington para os EUA abandonarem o tratado INF o impasse negocial parece manter-se, as esperanças de todas as partes deslocam-se agora para as conversações que devem acontecer nos próximos meses.
O processo de retirada dos EUA do tratado começa no domingo, mas durará seis meses, período durante o qual novas soluções podem ser encontradas.
O tratado INF foi assinado em Washington entre os EUA e a União Soviética, em 1987, e entrou em vigor em 1988, estipulando a eliminação de todos os mísseis convencionais e nucleares com alcance entre 500 e 5.000 quilômetros. Com informações da Lusa.
Via...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo