sábado, 28 de setembro de 2019

Misturar almôndegas com molho de tomate? Péssima ideia, diz estudo

Cientistas afirmam que o ferro presente na carne será responsável por limitar a absorção do licopeno, composto extremamente importante para a saúde presente no tomate

@dr
De acordo com um estudo da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, alguns dos benefícios anti-cancerígenos do tomate, especificamente os de um composto chamado licopeno, podem ser neutralizados se a fruta for consumida com alimentos ricos em ferro, como a carne. 


“Tal fato pode gerar complicações sempre que uma pessoa consome algo rico em licopeno e ferro (como um molho à bolonhesa)", diz a cientista Rachel Kopec. Segundo a estudiosa, a pessoa absorve apenas metade do licopeno de uma mesma refeição quando ingere alimentos com um teor elevado de ferro. 
O licopeno é um composto responsável pela cor vermelha e alaranja encontrada nos tomates, melancia, couve roxa e mamão. Alguns estudos anteriores sugeriram que esse pigmento possui algumas propriedades antioxidantes que poderiam ajudar a proteger as pessoas de doenças como a depressão, de sofrer derrames, problemas cardíacos e talvez até do desenvolvimento de tipos de tumores.
Até ao momento, os investigadores ainda não conseguem explicar exatamente o que ocorre para diminuir a absorção do licopeno no organismo, mas suspeitam que o ferro ajudaria a oxidar o composto, criando produtos metabólicos diferentes.


VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo