quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

'Não consigo emagrecer. Será da tiroide?' Seis sintomas e diagnóstico

O hipotiroidismo define-se pela quantidade diminuta de hormonas que a tiroide produz e como tal o peso aumenta. A boa notícia é que há tratamento

@DR
A tiroide é uma pequena glândula em forma de borboleta que se encontra à frente da traqueia, na parte anterior do pescoço, explica o hospital CUF. Uma das suas principais funções da glândula consiste na regulação do metabolismo do organismo (o processo que transforma os alimentos em energia) o que influencia todos os sistemas e órgãos do corpo humano. Quando algo afeta o seu funcionamento, são vários os sintomas que poderá sentir, incluindo oscilações do peso. Mas, será que é esta condição que está por trás daqueles quilinhos a mais que teimam em não desaparecer?

Os sintomas a ter em atenção
Alguns sintomas de hipotiroidismo, segundo a CUF assemelham-se aos de outras doenças e desenvolvem-se lentamente pelo que muitas vezes passam despercebidos. 
Todavia, se notar alguns deste sinais de alarme deverá consultar um médico:
- Cansaço;
 Aumento do peso;
- Depressão;
- Sensibilidade ao frio;
- Pele e cabelo secos;
- Dores musculares.
Por que ocorre um aumento do peso?
A CUF explica que a tiroide envia para a corrente sanguínea hormônios que ajudam o metabolismo a funcionar adequadamente. Quando não são produzidas na quantidade suficiente, o metabolismo torna-se mais lento, levando o corpo a acumular água e sal, o que provoca inchaço, e uma capacidade menor de converter calorias em energia, o que faz com que sejam armazenadas no organismo na forma de gordura.
O diagnóstico
O médico irá requisitar análises ao sangue, que irão avaliar os níveis da hormônios estimulante da tiroide (TSH), uma hormônio que regula o seu funcionamento e os níveis de T3 e T4. Poderão ser ainda necessários exames de imagem - como a ecografia - e biópsias, sobretudo se existirem nódulos na glândula.
Tratamento
O hipotiroidismo pode ser tratado com sucesso através da toma diária de comprimidos que repõem as hormônios na quantidade adequada. 
VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo