googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sábado, 11 de abril de 2020

Aprenda a fazer a sua máscara de tecido em casa e a usá-la corretamente

O Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos divulgou alguns métodos simples para fazer você mesmo a sua própria máscara de proteção contra a Covid-19

© DR

Usar ou não usar máscara eis a questão? Apesar das instruções ainda não serem claras quanto a se o acessório protege de fato ativamente contra a infecção do Sars-coV-2, a verdade é  que já existe uma escassez generalizada de máscaras à venda em Portugal e em todo o mundo.


Tendo isso em conta, muitas autoridades de saúde passaram a recomendar o uso de máscaras confeccionadas em casa. E a agência governamental norte-americana Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) divulgou ao grande público instruções para a confecção 'artesanal' do item.
Opção 1: Com máquina de costura
 © CDC
1. Recorte dois retângulos de 25 por 15 centímetros de tecido de algodão. Coloque um em cima do outro e costure-os em conjunto.

© CDC
2. Dobre as bainhas para dentro (deixando a estampa para fora). Do lado maior, dobre 0,5 centímetros para dentro. Do lado menor, dobre 1 centímetro para dentro. De seguida, costure as pontas da bainha. Lembre-se de deixar espaço para trespassar os elásticos da máscara.



3. Arranje dois elásticos, também com 15 centímetros de comprimento, e passe cada um por uma das bainhas mais largas da máscara. Estes são os espaços para as orelhas. Prenda com força as pontas dos elásticos.



4. Puxe o elástico de modo a que os nós fiquem no interior da bainha. Certifique-se de que o tecido está apertado (mas confortável), capaz de tapar a boca e o seu nariz. Por último, costure o elástico no lugar devido para evitar que escorregue. 
Opção 2: Sem usar máquina de costura
© CDC
1. Recorte a bainha de uma camisa. O tecido deve ter pelo menos 15 centímetros de altura.
2. Recorte um retângulo de aproximadamente 10 centímetros a partir de um dos extremos do tecido, deixando tiras em cima e em baixo de 1 centímetro cada. A parte que sobrar será utilizada para cobrir a face. Seguidamente, separe as pontas de 1 centímetro da máscara, que serão utilizadas como alças. 
3. Use o retângulo para tapar o rosto e a boca (a parte mais larga deve estar na horizontal). Faça um nó com as alças superiores no topo da cabeça. Finalmente, faça um outro nó com as alças inferiores no pescoço.
VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo