googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

terça-feira, 15 de setembro de 2020

Governo federal reconhece emergência em incêndios no Pantanal

Além de Mato Grosso do Sul, também o estado de Mato Grosso declarou hoje estado de calamidade.

© DR
O Governo federal reconheceu hoje, no Diário Oficial da União, situação de emergência no estado do Mato Grosso do Sul devido aos incêndios que destroem o Pantanal, indicando que enviará apoio para o "desastre natural". "O Ministério do Desenvolvimento Regional vai dar todo o apoio necessário para conter os incêndios florestais que atingem o Mato Grosso do Sul, especialmente a região do Pantanal, (...) por conta do desastre natural.
Com a medida, o governo estadual poderá ter acesso a recursos da União para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais à população e recuperação de infraestruturas públicas danificadas", revelou o executivo em comunicado.
O Pantanal, considerado a zona mais úmida do planeta, atravessa agora uma situação preocupante, ao enfrentar os piores incêndios das últimas décadas na região.
Neste ecossistema, já foram registrados 10.153 incêndios entre janeiro e agosto, o que representa um aumento de 221% em relação ao mesmo período do ano passado.
Situado na região centro-oeste, no sul da Amazônia, o Pantanal é uma planície que tem 80% de sua área inundada na estação chuvosa e é considerado um santuário onde ainda se encontra preservada uma fauna extremamente rica, que inclui animais como jacarés, arara-azul e onças-pintadas, espécie classificada como "quase ameaçada" de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza.
"Vamos dar uma resposta imediata a esse desastre que atinge um bioma (conjunto de ecossistemas) importantíssimo do Brasil, com a transferência de recursos federais para que a situação seja controlada o mais rapidamente possível. O empenho dos recursos será feito de imediato, atendendo a uma ordem do Presidente Jair Bolsonaro", afirmou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.
O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, está no Mato Grosso do Sul desde o fim de semana e, na manhã de hoje, acompanhou a assinatura do decreto que declarou situação de emergência em todos os 79 municípios do estado do Mato Grosso do Sul.
"As transferências vão custear transportes, combustível e locação de aeronaves. Além disso, estamos elaborando vários planos de trabalho para acelerar o processo de aquisição do material necessário ao combate aos incêndios", informou Alexandre Lucas.
Além de Mato Grosso do Sul, também o estado de Mato Grosso declarou hoje estado de calamidade.
Esse decreto facilita o envio imediato de recursos e permite, pela Constituição, que possa ser solicitada a intervenção do Exército, da Força Aérea e dos organismos nacionais que sejam necessários neste tipo de conjuntura.
Nesta região, dezenas de voluntários e os bombeiros de Mato Grosso arriscam as suas vidas para salvar animais que fogem do fogo que se arrasta pelo Pantanal, cuja cobertura vegetal diminuiu pelo menos 15% apenas este ano.
Especialistas indicam que o aumento das chamas na zona úmida do Pantanal se deve ao aumento do desmatamento ilegal, que vem crescendo gradativamente a cada ano, causando uma série de mudanças climáticas, como a alteração do ciclo natural das chuvas.
Este ano não choveu o suficiente durante a temporada, o que baixou os níveis de umidade do Pantanal para os menores índices dos últimos anos.
VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo