googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sábado, 23 de janeiro de 2021

Covid. Duas doses, diferentes vacinas. As vacinas podem ser combinadas?

 

As autoridades de saúde dizem que ambas as doses devem ser da mesma vacina

© Brianna Soukup/Portland Press Herald via Getty Images


Até ao momento, as vacinas contra a Covid-19 que estão circulando em vários países exigem duas injeções administradas com algumas semanas de intervalo.

Nos EUA, por exemplo, onde as vacinas da Pfizer e da Moderna estão a sendo distribuídas, as autoridades de saúde dizem que as vacinas não podem ser misturadas e combinadas. Na Inglaterra, onde as doses da Pfizer e da AstraZeneca estão disponíveis, as autoridades também dizem que as doses devem ser consistentes.

Mas, segundo o New York Post, no caso raro de o mesmo tipo não estar disponível ou se não for conhecida a que foi administrada na primeira injeção, as autoridades inglesas dizem quepode ser dada qualquer vacina que esteja disponível para a segunda injeção. Como as vacinas Pfizer e AstraZeneca funcionam de maneira semelhante, eles dizem que uma dose incompatível é melhor do que uma proteção parcial. Mas, sem quaisquer estudos, as doses da vacina não devem ser misturadas, disse Naor Bar-Zeev, especialista em vacinas da Universidade Johns Hopkins.

Segundo o mesmo, no caso de duas injeções diferentes, é provável que “funcione bem e seja bem tolerada”, mas mais evidências são necessárias para ter certeza.

VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo