googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Irlanda fecha escolas até ao final do mês e prepara terceiro confinamento

 

O aumento de contatos durante o Natal e o fato de a nova variante ser mais contagiosa colocaram o número de infecções diárias acima das 5.000.

© .


A Irlanda decidiu hoje fechar as escolas até pelo menos o final do mês, reforçando ainda mais o confinamento reinstaurado após o Natal, numa altura em que o país enfrenta uma 'avalanche' de novos casos.


"A partir de hoje e pelo menos até o final de janeiro todas as escolas devem permanecer fechadas e o ensino deve ser feito online", afirmou o primeiro-ministro, Micheál Martin.

O executivo de Dublin confirmou hoje que vai introduzir progressivamente um terceiro confinamento nos próximos dias, dada a chegada de uma terceira onda que criou uma situação "tão grave" como a que deu início à pandemia em março do ano passado.

O ministro da Saúde, Stephen Donnelly, indicou hoje que a chamada "variante britânica" da SARS-CoV-2 pode representar até 25% dos novos casos, cujo número disparou desde o final do segundo confinamento, a 02 de dezembro.

O aumento de contatos durante o Natal e o fato de a nova variante ser mais contagiosa colocaram o número de infecções diárias acima das 5.000, contra pouco mais de 200 registradas há um mês.

"Precisamos achatar a curva mais uma vez", declarou o primeiro-ministro, detalhando as novas restrições adicionadas ao estado de alerta 5, o mais alto, ativo desde 26 de dezembro.

Além do encerramento das escolas primárias e secundárias, a "construção não essencial" vai cessar atividades a partir de sexta-feira até, pelo menos, 31 de janeiro.

De acordo com as condições do nível 5, o comércio não essencial tem conseguido operar com vendas em "reserva e recolha" nas lojas, embora a partir de quinta-feira encerre totalmente as suas instalações e possa apenas fazer entregas ao domicílio.

"Estamos perante uma batalha contra um vírus mortal e mutante, o confinamento que introduzimos hoje é projetado para lidar com essa situação. A menos que tenha um trabalho absolutamente essencial, deve ficar em casa", insistiu Martin.

setor da hotelaria, que encerrou atividades internas há duas semanas, continua oferecendo serviços de entrega, embora as academias e centros religiosos fechem portas.

No que diz respeito à mobilidade, os cidadãos não poderão atravessar para outras cidades, a não ser que desempenhem tarefas essenciais, nem receber visitas em casa, enquanto a atividade física é restringida a um limite de cinco quilômetros.

O governo de Dublin, uma coligação entre centristas, democratas-cristãos e ecologistas, vai também começar a solicitar no sábado testes de PCR negativos a viajantes que cheguem ao país vindos do Reino Unido e da África do Sul, origem de uma outra variante do vírus.

A Equipe Nacional de Emergência de Saúde Pública informou hoje que 17 novas mortes foram registradas desde 01 de janeiro, o que aumentou o total para 2.282 óbitos, e contabilizou 5.325 novas infecções, num total de 113.322.

pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.869.674 mortos resultantes de mais de 86,3 milhões de casos de infecção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo