googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

terça-feira, 9 de agosto de 2022

Sinais de alerta de doença agressiva que vitimou estrela de 'Grease'

 

© Getty Images

A  atriz e cantora Olivia Newton-John, conhecida pelo seu papel pelo em 'Grease - Brilhantina', morreu nesta segunda-feira aos 73 anos. A notícia foi confirmada através de comunicado na sua página oficial de Facebook. "A Dame Olivia Newton-John morreu pacificamente no seu rancho na Califórnia nesta manhã, rodeada da sua família e dos seus amigos. Pedimos a todos que respeitem a privacidade da família neste momento difícil", pode ler-se.

A artista travava uma luta contra o câncer de mama há três décadas. Em 2018, Olivia Newton-John revelou que teve câncer pela terceira vez, depois de ter recebido um diagnóstico de câncer de mama em 1992 e de um tumor no ombro anos mais tarde, em 2013. 

O câncer de mama é um tumor maligno que se inicia nas células da mama e que atinge maioritariamente as mulheres. Surge, habitualmente, após a menopausa, mas pode ocorrer em idades mais jovens, embora seja menos frequente. A partir de uma determinada idade, que deve estar entre os 40 e os 50 anos, as mulheres devem fazer uma mamografia anual ou em cada dois anos. 

O câncer de mama é o tipo de tumor mais frequente em mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não-melanoma, e corresponde a 28% dos novos casos de câncer. Em 2018, foram estimados 2,1 milhões de novos diagnósticos e 627 mil mortes em decorrência do câncer de mama no mundo. No Brasil, foram previstos 59.700 novos casos da doença, que é a primeira causa de mortalidade por câncer em mulheres. 

Mas a que deve estar atento? Perda de peso inexplicável, cansaço, sangramento ou hemorragias anormais, nódulos, alteração na pele, retração dos mamilos, dor na mama, mudanças no tamanho das mamas e secreções no mamilo são alguns dos sintomas da doença. Já a genética, obesidade, consumo de tabaco e de álcool, vida sedentária e idade são conhecidos fatores de risco. 

O autoexame da mama deve ser feito mensalmente. Caso seja menstruada, deve fazer o autoexame sete dias após a menstruação. "A posição mais comum é, de pé, colocar uma mão na nuca e, com a outra mão, percorrer a mama no sentido dos ponteiros do relógio, de fora para dentro, não esquecendo o mamilo e a axila. Depois, é só repetir na outra mama", explica a rede de saúde CUF.

VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo