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sábado, 12 de novembro de 2022

Tecnologia multibiométrica: fórmula para o sucesso e seus efeitos para o mercado de seguros

A massificação da tecnologia vem exigindo um alto poder de inovação do mercado de seguros. Existem diversas ferramentas que proporcionam a simplificação de processos que, outrora, traziam inúmeros impactos ao setor com relação ao tempo e à experiência do cliente. Atualmente, o segmento caminha para uma maturidade tecnológica elevada, mas, certamente, ainda há muito espaço para melhorias, especialmente, no que diz respeito à segurança e às tecnologias multibiométricas. 


Por Carlos Chavarría

A partir disso, a seguradora estava pronta para realizar as vendas à distância em 2020, quando tivemos o início da pandemia, realizando as assinaturas de apólices de maneira 100% digital. De acordo com dados da empresa, como resultado foi registrado um aumento de 25% de vendas no período, enquanto outras seguradoras, que ainda não estavam prontas para um onboarding digital, sofreram perdas relevantes de vendas.

Neste sentido, as tecnologias multibiométricas para validação de identidade tornaram-se indispensáveis para preencher esse gargalo, considerando que ofereça uma experiência completa, com foco no usuário e, também, garantindo veracidade ao procedimento. Isto porque, implantar uma tecnologia completa, logo no início do processo, além de inibir as ações criminosas, garante ao cliente e ao segurador transparência e segurança em toda a jornada do consumidor.

Principais benefícios do investimento em tecnologia para o mercado de seguros

A adoção de soluções tecnológicas garante ao mercado de seguros diversos outros benefícios, sejam financeiros, operacionais ou de segurança, como, por exemplo, a redução de fraudes e de prejuízos, economia de materiais com os arquivos na nuvem, redução de estoque, além de endossar a fidelização de clientes ao proporcionar uma experiência rápida e positiva.

É importante mencionar, também, a chegada das InsurtechsFintechs e Startups, que trouxeram ao mercado de seguros uma grande revolução, com produtos e serviços que simplificam a jornada do usuário e aumentam a competitividade do setor, levando as seguradoras a buscarem cada vez mais inovação para se diferenciarem da concorrência. Ao final, o principal beneficiado é o cliente, que passa a ter uma ampla gama de opções e serviços diferenciados para atender a sua necessidade.

Quem também colabora para a amplificar as vantagens do consumidor é o Open Insurance. Com a implementação deste novo modelo, haverá maior transparência no compartilhamento de dados e, consequentemente, mais competitividade no setor. Assim, os segurados passam a ter mais clareza para a tomada de decisão e isso exigirá das seguradoras uma virada tecnológica em seus processos, uma vez que será necessário implantar serviços inovadores, seguros e, claro, com foco total na experiência do usuário. Afinal, a competitividade que já é grande, tende a aumentar, não deixando margem para erros.

Desta forma, não é possível imaginar a utilização de qualquer ferramenta que não seja tecnológica nos processos deste mercado. Não há mais espaço para o analógico. Portanto, todos os segmentos, em especial o de seguros, precisam realizar a transformação digital, em todos os canais, proporcionando uma experiência omnichannel aos seus clientes, sempre com foco no usuário e sua usabilidade.



VIA...Vitória Moura epr.com

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