googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Empresa de tecnologia reforça a importância de vagas afirmativas

Pontaltech busca disseminar importância da diversidade como oportunidade para conquistar resultados melhores 

Rebecca Giorgia

A busca por diversidade, equidade e inclusão dentro das empresas tem se tornado uma pauta cada vez mais relevante no mundo corporativo. Além de ser uma questão ética e socialmente responsável, essa abordagem tem se mostrado uma ferramenta poderosa para atender a inovação, a criatividade e o engajamento dos colaboradores. Compreendendo essa importância, a Pontaltech, empresa de tecnologia especializada em comunicação omnichannel, está destacando os benefícios das vagas afirmativas, com o intuito de promover essas questões no mercado.

Direcionadas exclusivamente para grupos sub-representados, como pessoas não brancas, LGBTQIAPN+, com deficiências e outros historicamente marginalizados, a criação de vagas afirmativas tem crescido significativamente nos últimos anos como forma de combater essa desigualdade, equalizando as oportunidades e aumentando diversidade e inclusão no ambiente de trabalho.

Entretanto, a realidade que vemos atualmente, é desanimadora. De acordo com dados divulgados pela Gupy, apenas 1% das vagas anunciadas em 2022 eram afirmativas – em um cenário onde, no segundo semestre deste mesmo ano, 64,7% dos desempregados no Brasil eram negros, segundo o IBGE. “A conscientização é um fator-chave para implementar práticas afirmativas de forma efetiva. Queremos combater a desigualdade na sociedade, por isso, é importante que as empresas se debrucem, efetivamente, sobre esse tema”, defende Rebecca Giorgia, squad Leader do Diversitech – área de diversidade e inclusão da Pontaltech.

Esse é um tema primordial na cultura Pontaltech, que hoje tem 45% do quadro de funcionários se enquadrando em algum tipo de diversidade, com o objetivo de aumentar esse percentual ainda mais até o fim do ano. Esse número é resultado de um conjunto de ações, entre elas, a criação de vagas afirmativas. Atualmente, a empresa está com vaga aberta para o cargo de analista de suporte técnico pleno, na qual o contratado será responsável por monitorar os sistemas e processos, identificar e corrigir instabilidades, realizar análises operacionais, dentre outras tarefas. Com atuação em modelo híbrido e flexível no escritório da empresa, localizado no centro de São Paulo, o processo seletivo será direcionado a profissionais negros.

Mas, muito além de disponibilizar essas vagas afirmativas, é preciso que as empresas se preparem para receber este talento e integrá-lo às equipes, para que conheça a cultura e propósito do negócio e passe por um onboarding assertivo. “Aqui, temos um squad específico para essa missão, que se dedica a disseminar este tema internamente e promover reflexões sobre a importância da diversidade, como forma de preparar o local para que este novo contratado seja recebido da melhor forma possível”, complementa.

Embora o mercado ainda careça de práticas efetivas quanto à inserção destes grupos, a iniciativa da Pontaltech é vista com expectativas bastante positivas. “Para promover verdadeiras mudanças em problemas que impactam vidas, famílias e sociedade como um todo, é fundamental começar por algum ponto. Pretendemos continuar abrindo cada vez mais vagas afirmativas internamente, combatendo essa desigualdade e trazendo talentos engajados, inovadores e de mente aberta, que se sintam 100% confortáveis para exporem suas opiniões para que, juntos, possamos conquistar resultados cada vez melhores”, finaliza Giorgia.

Para mais informações sobre as vagas, acesse aqui.

Sobre a Pontaltech:

Fundada em 2011, a Pontaltech é uma empresa de tecnologia especializada em comunicação omnichannel que ajuda empresas a automatizar e escalar seus atendimentos com um portfólio composto por diversos canais digitais e de voz. Com soluções integradas de SMS, e-mail, chatbot, RCS, agente virtuais, entre outros, simplifica a comunicação das empresas com seus clientes de forma inteligente e eficiente, sem nunca perder a proximidade humana.

Nathalia Bellintani / InformaMídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo