googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quinta-feira, 31 de agosto de 2023

MeLi - Mercado Livre Experience é palco do lançamento de Inteligência Artificial especializada em e-commerce

MIA, a primeira Inteligência Artificial especializada em e-commerce, utiliza a mesma tecnologia do ChatGPT (da OpenAI) para ajudar empresas a venderem mais com menos esforço 

Mercado Livre

Maringá – PR, agosto de 2023 – Uma funcionalidade que o ANYTOOLS e o Predize, empresas do Grupo DB1, formado por multinacionais de tecnologia com clientes nas Américas, Europa e Ásia, oferece uma nova solução para otimizar as descrições de seus produtos e assim agilizarem o atendimento aos clientes nos marketplaces: a MIA será lançada oficialmente durante o MeLi Experience.

O evento, considerado o maior de e-commerce da América Latina, será realizado nos dias 30 e 31 de agosto no Expo Transamérica em São Paulo. O lançamento acontecerá nos estandes do ANYTOOLS e do Predize. Cada estande terá um simulador para que os participantes possam simular a IA diretamente em seus anúncios do Mercado Livre.

Inicialmente lançada para o Predize, a MIA utilizava tecnologia híbrida interna e de mercado para respostas automáticas em atendimento de SAC para e-commerce. Mas, em 2022, o Grupo DB1 viu na OpenAI uma oportunidade de evoluir sua tecnologia de IA, focada em e-commerce.

Assim, a combinação da MIA com o ChatGPT resultou em uma poderosa ferramenta para otimizar resultados por meio de respostas de alta qualidade. A MIA então ganhou vida própria e expandiu seus limites para além do Predize, alcançando o status de um produto independente oferecido pelo Grupo DB1.

A MIA fez uso de todo seu aprendizado e incorporou conhecimento com base nos atendimentos realizados ao longo do tempo. Assim, a solução se consolida como a evolução do ChatGPT e suas respostas não são feitas apenas com base em inteligência do ChatGPT, mas sim em sua própria experiência em e-commerce.

Além disso, a MIA também pode enriquecer anúncios e descrição dos produtos para o e-commerce. Ao identificar que muitos anúncios estavam incompletos, as funcionalidades da MIA foram atualizadas e agora a ferramenta também apoia o vendedor na criação de um anúncio ainda mais completo.

Tudo isso apresentando uma redução de tempo para gerar e enriquecer descrições. Em uma análise realizada dentro do ANYMARKET, a MIA enriqueceu um produto – título e descrição – em menos de 1 min, enquanto uma pessoa varia, pelo menos, 10 min para escrever 500 palavras.

Novas funcionalidades

Nesse sentido, as novas funcionalidades da MIA foram pensadas exclusivamente para utilizar a inteligência artificial a fim de ajudar a melhorar os anúncios dos vendedores em marketplace e incluem enriquecimento de título e de descrição, além da sugestão automática de categoria. 

Enriquecimento de título: a MIA ajuda na criação automática de títulos mais relevantes com informações necessárias para o consumidor e para o marketplace.  Ela não só faz o ajuste automático para respeitar a regra de quantidade de caracteres, mas também faz a adequação do título com base nas restrições dos marketplaces, tais como caracteres especiais, título inteiro com caixa alta e abreviações, entre outras.

Enriquecimento de descrição: a MIA aumenta o volume de informações relevantes para a descrição do produto. Ela adiciona boas práticas de SEO, tais como indexação, usabilidade e acessibilidade. Além disso, a ferramenta também permite o uso dos atributos cadastrados na ficha técnica do produto para facilitar a criação da descrição.  A construção da descrição é realizada com um apenas clique.   

Sugestão automática de categoria: a MIA recomenda automaticamente a categoria adequada para cada produtos que possui em seu portfólio, reduzindo significativamente o esforço e otimizando o tempo para vincular categorias em até 50%. A ferramenta consegue receber as sugestões automáticas de categorias no Mercado Amazon, Netshoes, Shopee e Leroy Merlin. O processo de vincular as categorias ao anúncio é realizado com três cliques para garantir que os consumidores encontrem facilmente os itens desejados.   

O nascimento da MIA

“Como a MIA surgiu no Predize para automatizar as operações do SAC, desenvolvemos diversos MVPs com tecnologias próprias e de mercado e os validamos junto a uma base de clientes, realizando vários ciclos de interação e feedbacks. Assim, adaptamos a solução para chegar em uma versão mais adequada às necessidades do e-commerce”, explica Alexandre Rezende, Diretor do Predize, empresa do Grupo DB1.

“Nesses estudos de validação das soluções, refinamos e chegamos em uma solução híbrida com tecnologia própria e ChatGPT para ter mais agilidade, qualidade e excelência nas respostas”, garante Alexandre Rezende.

Dentro do Predize, a MIA é utilizada para responder de forma automática as solicitações de pré e pós-venda nos marketplaces, enviando respostas em segundos, 24 horas por dia. Como utiliza a tecnologia do ChatGPT focada nos marketplaces, ela é considerada uma evolução do ChatGPT para e-commerce, onde o time de SAC já pode ativá-la com um treinamento base para responder perguntas prontamente, e de forma humanizada.

“Nesse cenário, a MIA ajuda a reduzir em 50% o esforço dos times de SAC e converter 25% das perguntas em vendas. Com isso, ajuda os times a terem mais produtividade e a empresa a ter mais conversões de venda. Com a agilidade nas respostas, a MIA impacta diretamente na manutenção de uma reputação positiva nos marketplaces. A tecnologia responde seis vezes mais que outras ferramentas de mercado, com alta assertividade e qualidade”, conclui Alexandre Rezende.

ABC da Construção

A ABC da Construção contratou a MIA para automatizar os atendimentos nos marketplaces e melhorou taxa de conversão em 159% no Mercado Livre.

Empresas como a ABC da Construção, que atua há mais de 65 anos no mercado de Casa e Construção, vêm optando pela MIA, a solução de atendimento ao cliente que é uma evolução da tecnologia do ChatGPT (chatbot criado pela OpenAI para responder perguntas variadas). Não somente por utilizar essa tecnologia, mas aperfeiçoá-la através de constante treinamento e curadoria, a MIA responde de forma humanizada e contextualizada.

A ABC da Construção já era cliente do Predize para centralizar o pré e pós-venda dos principais marketplaces, como Mercado Livre, Amazon, Magalu, Via e Americanas, contando com dashboards e relatórios sobre a operação. Com o lançamento da MIA, o e-commerce se prontificou em contratar a solução para conseguir responder mais perguntas no Mercado Livre, aumentando a taxa de conversão em 159% e trazendo mais receita.

Sobre o Grupo DB1:

O DB1 Group é formado por empresas que transformam a vidas das pessoas e das organizações por meio da tecnologia. Tem 22 anos de experiência no mercado de tecnologia da informação e é focada na transformação digital de organizações B2B, alinhada às necessidades dos clientes. As empresas do grupo são líderes de mercado como ANYMARKET, Consignet, Mixtra, My Kids, DB1 Global Software, DUCZ, Koncili, Predize e o robô Tinbot. O grupo tem conquistado inúmeros prêmios de gestão e inovação e figura há 14 anos consecutivos entre as melhores empresas para se trabalhar pela GPTW (Great Place to Work). O Grupo DB1 também foi reconhecido pelo Financial Times, um dos mais renomados jornais britânicos, como uma das 500 empresas que mais crescem nas Américas.

Daniel Neris/Analista de Comunicação - Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo