Astrônomos testemunharam o nascimento de um sistema solar além do nosso pela primeira vez
![]() |
| © Divulgação / ALMA (ESO/NAOJ/NRAO) |
![]() |
| [Astrônomos testemunharam o nascimento de um sistema solar além do nosso pela primeira vez]© Divulgação / ALMA (ESO/NAOJ/NRAO) |
Pesquisadores dizem ter encontrado evidências de que esses minerais quentes começaram a se condensar no disco que circunda a jovem estrela, ou protoestrela, chamada HOPS-315. A protoestrela está localizada na nuvem molecular de Orion B, a cerca de 1.300 anos-luz da Terra, de acordo com o artigo, e está posicionada de forma a permitir uma visão direta de seu disco gasoso interno. Um ano-luz equivale a aproximadamente 9,5 trilhões de quilômetros.
O telescópio Webb, o telescópio mais potente já lançado ao espaço, foi usado para sondar a composição química do material ao redor da protoestrela, detectando materiais de silicato cristalino que são um "sinal revelador" da formação inicial de planetas, de acordo com o artigo.
A descoberta marca a primeira vez que um sistema planetário foi identificado em um estágio tão inicial. Embora astrônomos já tenham observado discos jovens contendo planetas recém-nascidos e massivos como Júpiter, ainda não foi comprovado que as primeiras partes sólidas de planetas nascentes, conhecidas como planetesimais, devem se formar em estágios mais remotos.
A descoberta abre uma janela para o passado do nosso próprio sistema solar, já que a formação do novo sistema provavelmente imita as condições que ocorreram no início do sistema planetário que abriga a Terra, disseram os astrônomos.
VIA… NOTÍCIAS AO MINUTO


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.
Muito obrigado, Infonavweb!